Estudantes participaram de uma caminhada pelas ruas da cidade

Nesta quinta-feira (5/3), alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis, participaram de uma de caminhada comemorativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com cartazes, eles percorreram as ruas da cidade para celebrar a data. A iniciativa contou com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e foi promovido pela Polícia Civil.

"Essa vivência é uma lição de cidadania, que ajuda a consolidar entre os alunos uma consciência coletiva de respeito e promoção da equidade entre os gêneros", comenta o professor de Artes da escola, Otávio Vinícius Arantes. O docente destaca que, além de participarem da caminhada, os alunos da escola dedicaram a semana a projetos interdisciplinares que contaram com concursos de murais e poesias, ambos centrados no papel socioeconômico e cultural da mulher e o combate à violência, por exemplo.

Foto: Divulgação SEE

O professor explica que as atividades realizadas ao longo da semana envolveram as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa e resultaram em obras que expressaram a proposta nos versos, no trabalho manual e até nas composições visuais dos murais.

Em seu trabalho, a estudante do 2º ano do ensino médio, Letícia Isabela Oliveira Silva, foi estimulada a pesquisar sobre uma mulher que ela considerasse inspiradora. “Nós escolhemos falar sobre Marie Curie. Foi muito interessante saber que ela foi uma das primeiras mulheres cientistas. Conhecer histórias assim é inspirador”, afirma.

Também aluno do 2º ano do ensino médio, Pedro Caldas, ressalta que é importante a escola abordar a temática. “Estamos vendo na nossa sociedade muitos crimes contra mulheres e muito preconceito. Por isso, a escola deve fomentar esse debate”, conclui.

Foto: Divulgação SEE

A superintendente da SRE de Divinópolis, Luíza Amélia Coimbra, elogiou a ação desenvolvida pela escola. "Trabalhos como esses se revelam ações educativas para a vida e para a edificação dos seres humanos justos e solidários que queremos formar para a construção de um mundo melhor", destaca.

Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, mas remete a acontecimentos históricos de décadas antes. Mais do que um simples dia no calendário, contudo, a data celebra conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Por Andreia Mendes 

Enviar para impressão