Evento acontecerá neste fim de semana

Jornalismo e Literatura é tema da 3ª Festa Literária de Carmo da Mata (Flicar), organizada pela Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues e que acontece neste fim de semana (26 a 28 de abril). Na programação estão previstas atividades gratuitas e abertas ao público, com foco na imersão literária e interação cultural.

A Flicar nasceu de um Projeto Literário na escola, intitulado Poetizar. Com o sucesso da iniciativa e o envolvimento da comunidade, a unidade de ensino passou a promover também o encontro com autores de obras literárias, buscando desmistificar a figura do escritor e criar vínculos mais fortes dos alunos com a escrita. “Além disso, temos como objetivo valorizar os escritores locais, dar visibilidade aos seus trabalhos e inspirar aqueles que escrevem, mas não divulgam” explica a escritora Júnia Paixão, que atua como diretora da EE Joaquim Afonso Rodrigues.

Atividade nasceu dentro da escola e hoje envolve toda comunidade. Foto: Arquivo da Escola

Por meio do Projeto Poetizar, a escola realiza um concurso literário e, com o resultado do mesmo, promove a edição de um livro. Durante a Flicar 2019 será lançada a quinta edição da Antologia Poetizar. A iniciativa utiliza a produção literária como ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas, para a revelação e valorização de talentos, o aumento da autoestima e protagonismo dos jovens.

“O Projeto Poetizar é a menina dos meus olhos como gestora escolar, escritora e amante da literatura. Todo esse movimento literário despertou em muitos estudantes o gosto pela leitura e pela escrita, melhorou o relacionamento entre alunos e professores, valorizou a escola”, comenta a diretora Júnia.

A Flicar será realizada na Praça da Matriz de Carmo da Mata e na sede social do Diamante Clube. Atendendo ao tema Jornalismo e Literatura, o evento vai abordar um pouco da história da imprensa local, promovendo o debate de profissionais da imprensa sobre a relevância do jornal para o processo de formação de leitores. Para a realização dessa 3ª edição, a Flicar foi reconhecida pelo município como evento oficial, por meio de decreto. A Festa Literária também foi fortalecida pelo estabelecimento de novas parcerias locais e pela ampliação da participação de editoras e autores.

Flicar é realizada na praça da cidade. Foto: Arquivo da Escola

Clique aqui e acesse a programação completa da Flicar 2019.

Por Andreia Mendes 

Enviar para impressão