Na Escola Estadual Virgília Paschoal cada etapa de ensino desenvolve um projeto diferente

“É a história de um ursinho que não gostava de ir para a escola. Todos os seus amigos iam, só ele que não. Ele precisava ler bilhetes e outras coisas, mas não sabia. Depois de um tempo viu que era importante ir para a escola e passou a ser sempre o primeiro a chegar." Esse é um breve resumo do livro “O Ursinho Marron”, feito pelo aluno do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Virgília Paschoal, em Pouso Alegre, Arthur Fonseca de Oliveira Barros. Ele aprendeu a ler quando ainda estava no 1º ano do Ensino Fundamental e as ações com foco na leitura desenvolvidas pela escola contribuíram para isso.

Projeto envolve todos os alunos da escola. Foto: Arquivo da Escola

“Toda semana os professores fazem uma atividade dentro do projeto de leitura. No 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, os alunos têm a ‘Mala Viajante’. Eles levam livros para ler com a família e fazem o reconto por meio de desenhos. Para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o foco é a contação de história para os colegas. Já os do 4º e 5º ano fazem a leitura e depois trabalham a parte da produção de textos. São metodologias diversificadas de acordo com cada etapa de ensino”, conta a supervisora pedagógica, Clícia Maria Beraldo Nadalini Hart.

As atividades acontecem uma vez por semana e todos os alunos têm um caderno onde fazem o registro. O projeto começou a ser desenvolvido em 2016. “Vimos que funcionou muito bem e, por isso, resolvemos deixar ele fixo”, pontua Clícia.

Cada sala desenvolve uma ação diferente. Foto: Arquivo da Escola

Assim como Arthur, é na escola, que a aluna Laysla Gabriela de Sousa, do 4º ano do Ensino Fundamental, alimenta sua paixão pela leitura. “Eu gosto muito de ler principalmente livros de aventuras e fábulas. Aqui na escola eu também faço produção de textos e a professora lê histórias diferentes quase todos os dias!”.

Dia Mundial da Água

Segundo a supervisora, as atividades de leitura também foram utilizadas para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. “Fizemos uma semana de conscientização dentro da sequência didática e cada professor propôs ações. Os alunos do 2º e 3º anos estudaram sobre o ciclo da água. Fizeram contação de histórias, assistiram a vídeos e ouviram músicas. Já os alunos do 4º e 5º ano confeccionaram cartazes e informativos para distribuir na escola”.

No Dia Mundial da Água, estudantes produziram cartazes e aprenderam sobre os ciclos da água. Foto: Arquivo da Escola

O estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Angelus Gonçalves Pereira, conta o que aprendeu com a atividade. “Aprendi que a água é feita de dois elementos: oxigênio e hidrogênio, e que a cada hora que alguém deixa a torneira pingando o desperdício é de dois litros. Na minha casa eu sempre fecho a torneira”, conta.

Enviar para impressão