Foto: Dirceu Aurélio (Imprensa MG/Agência Minas)

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), promove, nesta sexta-feira (17/11), uma capacitação para professores do ensino público e privado com a temática de “Jogos aplicados à Educação”. O evento será online e gratuito, a partir das 19 horas, e os interessados devem se inscrever no site da Fucam, pois as vagas são limitadas. A capacitação busca desenvolver técnicas para serem aplicadas na escola e mobilizar cada vez mais os estudantes nos ambientes educacionais.

A experiência do jogo é um importante elemento cultural do ser humano e a aprendizagem e o engajamento inerente aos jogos também podem ser levados para a sala de aula, desde o desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças, até ações que exigem técnicas mais específicas com estudantes de todas as etapas da educação básica. Nesta proposta, serão trabalhados os principais elementos dos jogos e sua relação com o ensino, com vistas à aprendizagem.

Durante a capacitação, que acontecerá em duas horas, os professores terão contato com exemplos reais da construção e o conceito dos jogos e gamificação, ensinando o passo a passo da criação dos jogos institucionais e as teorias pedagógicas para serem aplicados, já que os últimos anos foram renovadores para a educação nesse sentido, trabalhando sempre as competências e habilidades dos alunos. Também serão convidados a pensar em como estabelecer um diálogo produtivo com equipamentos tecnológicos que eventualmente chegam às salas de aulas com os próprios estudantes.

A aula será ministrada pela gerente de Ações de Ensino Superior da Fucam, Cynthia Enoque. A educadora é mestre em educação, especialista em Marketing, Comunicação e Linguística, Designer de Experiência da Aprendizagem e de Jogos Educacionais.

Para participar da capacitação, os interessados deverão se inscrever por meio deste link (clique aqui). Ao final do curso, todos os participantes poderão requerer o certificado de participação que será enviado por e-mail posteriormente.