Começa a ser aplicada nesta segunda-feira (19/09) a Segunda Avaliação Trimestral 2022, uma das ações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para avaliar a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de ensino. A aplicação ocorre até o dia 30 de setembro em todas as escolas estaduais.

Serão avaliados os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das turmas de correção de fluxo. A aplicação pode ocorrer em dois formatos, digital e impressa, sendo as respostas lançadas no Sistema Mineiro de Equidade da Educação Pública (Simave). Os cadernos com os testes são organizados por questões de múltipla escolha categorizados em diferentes níveis.

A avaliação é realizada ao longo do processo de ensino, fornecendo subsídios para verificar se os objetivos de aprendizagem estabelecidos foram atingidos pelos estudantes, bem como permite o levantamento de dados para que os professores possam realizar um trabalho de recuperação, com as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam. Em 2022, já foram aplicadas a Avaliação Diagnóstica e a Primeira Avaliação Trimestral.

Os resultados da Segunda Avaliação Trimestral permitirão à escola identificar o domínio das habilidades, as dificuldades e necessidades de seus estudantes e turmas. A partir dessa análise, é possível definir estratégias pedagógicas necessárias à melhoria da aprendizagem, priorizar atividades para aprendizagem das habilidades que ainda não foram consolidadas e oferecer atendimento individualizado às necessidades dos estudantes.

Prêmio Escola Transformação

O desempenho dos estudantes é um dos componentes do indicador de premiação Índice Escola Transformação (Inest), enquanto a participação conta como um dos quesitos para Prêmio Escola Transformação, que contempla as instituições escolares com recursos financeiros para o investimento em projetos pedagógicos. O Prêmio reconhece publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais, com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos níveis do ensino regular anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.