Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (30/6) o edital com as normas relativas ao Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. Os candidatos poderão se inscrever a partir das 10h do dia 1° de agosto até às 20h de 10 de agosto. A prova será aplicada em 4 de setembro. Clique aqui para acessar o edital.

Esta certificação tem o objetivo de avaliar os conhecimentos pedagógicos e técnicos e as competências necessárias ao satisfatório desempenho do cargo de provimento em comissão de Diretor de Escola Estadual. A avaliação, por meio de prova objetiva, é pré-requisito para participação de candidatos no processo de escolha de Diretor, que se dá por meio de consulta à comunidade escolar, conforme critérios definidos em resolução específica.

Para se inteirar sobre a divulgação e publicação de todas as etapas, o candidato deverá acompanhar o endereço eletrônico https://www.avalia.org.br/concurso.jsp?id=313. A divulgação do resultado final será publicada em 23 de setembro.

O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional terá validade de 4 anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial de Minas Gerais. Vale ressaltar que a Certificação não assegura ao candidato certificado o direito à nomeação/designação ao cargo de provimento em comissão de Diretor de Escola Estadual.

Prova
A prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual é de caráter eliminatório e classificatório. Constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos relativos à Gestão Pedagógica, de Pessoas e Gestão Administrativa e Financeira.
A aplicação da prova será realizada nas cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado.

Requisitos
Para participar do processo de Certificação Ocupacional, o candidato deverá ser Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, detentor de cargo efetivo ou de função pública estável ou convocado para o exercício de função, na rede estadual de ensino de Minas Gerais; e possuir curso de licenciatura plena em Pedagogia ou licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo acrescido de Formação Pedagógica de Docentes.