Com transmissão ao vivo pelo YouTube, encontro busca celebrar os avanços no Ensino Médio em 2021 e discutir os desafios para o próximo ano letivo

As estratégias para a recuperação e ampliação da aprendizagem dos estudantes, além da implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras serão discutidos na próxima terça-feira (7/12), às 16h, durante o 4º Seminário de Gestão Educacional do Ensino Médio: conquistas de 2021 e desafios para 2022. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube.

Com abertura do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e da secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, o encontro contará com palestras do terá palestras de Chico Soares, professor-emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Esther Barbosa, superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE-MG; e Mônica Oliveira, diretora de Ensino Médio da SEE-MG. A mediação ficará por conta da gerente de Implementação de Projetos no Instituto Unibanco, Maria Julia Azevedo, e o encerramento será com a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna.

A iniciativa integra as ações de ampliação do programa Jovem de Futuro, no âmbito do Gestão Pela Aprendizagem, que promove estratégias para a melhoria do Ensino Médio, com equidade para todos os estudantes.

Para Ricardo Henriques, o encontro trará importantes insumos para os técnicos e gestores da rede estadual de educação. “Com o seminário, buscamos oferecer informações que possam apoiar os profissionais de educação na avaliação das atividades realizadas e no desenho de estratégias e ações que possam ampliar a aprendizagem dos estudantes no próximo ano letivo”, explica.

Iniciativa
Desenvolvido pela SEE-MG, o programa Gestão pela Aprendizagem conta com a parceria do Instituto Unibanco na implementação do Jovem de Futuro, focado no combate à evasão escolar, redução das desigualdades educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da gestão.

Dividido em etapas, teve início em 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) no programa. Na segunda e atual fase, o Gestão pela Aprendizagem contempla 35 SREs, chegando ao total de 1.927 escolas beneficiadas. A previsão é de que todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais sejam contempladas até 2024.

Além do seminário, as equipes de todas as 35 SREs integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.