Já está disponível para consulta o resultado final da Banca Itinerante 2021, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que tem como objetivo oportunizar a conclusão do ensino aos estudantes com distorção idade/série. Ao todo, foram aprovados por volta de 1.005 estudantes. Clique aqui para acessar o resultado.

A oferta da Banca Itinerante foi destinada aos estudantes da rede de ensino estadual matriculados nas turmas de ensino regular ou integral, em situação de distorção idade/série e com idade superior a 15 anos completos, para pleito de Certificação no Ensino Fundamental, ou 18 anos completos, para pleito de Certificação no Ensino Médio.

Foram considerados aprovados, para fins de certificação e conclusão da etapa de ensino (Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio), os estudantes que obtiveram, concomitantemente: nos testes objetivos, de múltipla escolha, aproveitamento mínimo de 50% dos pontos atribuídos em cada uma das áreas de conhecimento, ou seja, mínimo de 15 acertos; e nota igual ou superior a 50 pontos na prova de redação. As provas da Banca Itinerante foram aplicadas entre os dias 25 e 30 de outubro.

Próximos passos

Os estudantes que conquistaram a certificação no ensino fundamental devem procurar a escola estadual na qual estudam para solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental e a documentação necessária para se matricular no ensino médio. Os estudantes que foram aprovados para certificação em nível de ensino (do ensino fundamental para o ensino médio), com exceção dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental (pois esses estudante já possuem vaga para a próxima etapa), devem ficar atentos para fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) até 10 de dezembro, no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Os jovens certificados no ensino médio também devem procurar sua escola estadual para receber orientações sobre como solicitar o certificado de conclusão.