Unidade de ensino foi premiada na categoria “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”, com o desenvolveu o projeto "Câmbio Ecológico''

A Escola Estadual Frei Egídio Parisi, no município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi premiada na quinta edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais, iniciativa desenvolvida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com o projeto "Câmbio Ecológico'', a unidade de ensino foi agraciada com o Selo Semad Recomenda 2021, na categoria “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”.

Os profissionais da escola trabalharam intensivamente com parcerias para recuperar um espaço da escola que ainda não era aproveitado. No local foi criado um câmbio ecológico. O câmbio é um espaço onde são realizadas trocas de moedas de um país para outro, como euro por real. Já o câmbio ecológico, que foi implementado na escola, é definido pela troca de materiais recicláveis por moedas chamadas de bacuri. Após o acúmulo de determinado número de bacuris, o estudante pode realizar a troca por materiais escolares, uniformes e serviços de impressão. Todo o material reciclável é doado a uma associação de catadores local, fechando a cadeia de sustentabilidade.

Projeto Câmbio Ecológico é realizado desde 2019. Foto: Arquivo da Escola

A ideia de criar o projeto surgiu em 2019, quando o diretor Washington Luciano de Medeiros propôs uma intervenção pedagógica com o tema educação ambiental, denominada “câmbio pedagógico”. “A ideia do projeto foi realizar uma coleta seletiva divertida, trazendo-a para próximo da realidade do estudante, de forma que os engajasse. Todo o material reciclável é doado a uma associação de catadores local, fechando a cadeia de sustentabilidade”, contou o gestor em depoimento.

Sobre o Prêmio

Realizado desde 2017, o Prêmio de Boas Práticas Ambientais é uma iniciativa do Sisema que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos associados ao saneamento básico no Estado de Minas Gerais. Sua temática é alterada a cada edição, neste ano o escolhido foi “Saneamento Além do Básico”.