Iniciativa é resultado de uma parceria entre a SEE/MG e a Escola Superior Dom Helder

O Movimento Ecos, fruto da parceria entre a Escola Superior Dom Helder, a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), concluiu suas atividades do ano de 2021, com a cerimônia de premiação ocorrida no último sábado (27/11). O evento foi realizado de forma híbrida e contou com a participação da secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, professores e diretores representantes das escolas parceiras do Movimento Ecos.

Geniana falou sobre a alegria de concluir mais um ano do projeto do Movimento Ecos, após um intenso e frutífero trabalho. “As atividades propostas neste ano de 2021 se mostraram ótimas ferramentas de estudo e de reflexão quanto aos valores e construção de hábitos saudáveis em todos nós”, afirmou.



Com a participação de 210 escolas, foram desenvolvidas três atividades pelo Movimento Ecos: a “Campanha Agir Socioambiental” que, através de um curso de seis módulos e seis lives complementares abertas ao público pelo YouTube, teve como objetivo fomentar ações socioambientais que pudessem ser desenvolvidas pelos professores, alunos e familiares nas suas próprias residências ou nas comunidades onde estão inseridos; e os concursos “Grafar-Ecos” e “Redige-Ecos”, que estimularam o pensamento crítico em relação à natureza e ao isolamento social, bem como suas consequências. O tema deste ano foi “Aspectos econômicos, sociais, ambientais e afetivos enfrentados pelas famílias em tempos de pandemia”.

Premiação
Os ganhadores do 2º Concurso “Grafar-Ecos” receberam smartphones, smartwatches e caixas de música portáteis, além de medalhas, troféus e kits de higiene para as escolas. Foram premiados alunos e professores.

Abaixo os primeiros classificados do concurso “Grafar-Ecos”:

1º lugar: Ana Alice Chaves Bauer – Colégio Tiradentes Unidade
Argentino Madeira
2º lugar: Maiara Kelly Pereira Sousa – E.E. Margarida Brochado
3º lugar: Letícia Marques Elias Alvim – E.E. Alberto Delpino

Já os vencedores do 2º Concurso “Redige-Ecos” receberam smartphones, smartwatches, e kits de influenciador, além de medalhas, troféus e kits de higiene para as escolas. Também foram premiados alunos e professores.

Confira os primeiros classificados do concurso “Redige-Ecos”:

2º lugar: Ana Clara de Cunho Carraro – E.E. Pedro II
3º lugar: Maria Eduarda Batista – E.E. General Carneiro