Alunos da Escola Estadual Padre Antônio Corrêa, em Visconde do Rio Branco,, marcaram presença no SAEB. Foto: Arquiivo da Escola
Os alunos das escolas estaduais sabem da importância das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para a melhoria da educação e estão marcando presença no dia dos testes. A dedicação para conseguir bons resultados também é visível. Em Minas Gerais, as avaliações começaram a ser aplicadas no dia 16 de novembro.

Na Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis, a estudante do 3º ano do ensino médio, Eloisa de Paiva Amaral, conta que se dedicou para fazer a avaliação. “Me esforcei ao máximo. Foi muito bom para ver nosso conhecimento e o potencial da nossa turma”. O aluno do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Bento Nogueira, em Minas Novas, Isaque Rodrigues de Sousa Ramalho, falou sobre o que achou do teste. “Agora eles vão saber como está meu desempenho e aprendizagem. Pra mim, a prova foi mediana, tinham umas questões mais fáceis e outras mais difíceis”.
Turma da Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis, preparada para a aplicação da prova. Foto: Arquivo da Escola

Já Laura Oliveira Benevenuto, do 5º ano, não teve dificuldades com a prova. “Não tive dificuldades e fiquei bem tranquila”, afirma a aluna da Escola Estadual Padre Antônio Corrêa, em Visconde do Rio Branco.

A motivação feita pela unidade de ensino deu mais ânimo para a aluna da Escola Estadual Julieta de Oliveira Macedo, em Muriaé, Maria Luiza Valente Gomes. “Ficamos muito satisfeitos com os Kits que recebemos para usar na prova e com o lanche maravilhoso. Recebemos muita motivação da escola”, conclui. 

Na mesma escola, Anna Lívia Rodrigues de Oliveira desejou boa sorte para os colegas de todo o estado que ainda vão fazer as avaliações. “Sabemos da importância da prova para a qualidade da educação da nossa escola. Espero que todos saiam bem e tenham um resultado satisfatório”.

Alunos mostram os kits que ganharam na Escola Estadual Julieta de Oliveira Macedo, em Muriaé. Foto: Arquivo da Escola

O SAEB

As avaliações do SAEB são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. O SAEB é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.

Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo INEP para realizar a aplicação do SAEB nas escolas de Minas Gerais. Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória.