Provas do Saeb devem ser aplicadas no mês de novembro em escolas de todo o país. Na Escola Estadual Guadalajara, em Ribeirão das Neves, o foco é continuar avançando nas avaliações.

A Escola Estadual Guadalajara, localizada no município de Ribeirão das Neves, tem demonstrado avanços nos últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para avaliação deste ano, que deve ser aplicada no mês de novembro, a unidade de ensino tem dois desafios: continuar avançando nos indicadores dos anos finais e voltar a crescer nos anos iniciais. Para isso, a escola que participa da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), desenvolveu a ação “Esquenta do Ideb”.

“É uma responsabilidade muito grande para a nossa escola. Em 2019, crescemos muito nos anos finais e tivemos uma pequena queda nos anos iniciais. Para conseguir avançar estamos tentando passar o melhor para os nossos alunos”, destaca a especialista da unidade de ensino, Thaís Menezes.

Foto: Arquivo da Escola

As atividades começaram a ser desenvolvidas no mês de junho, como explica Thaís Menezes. “A primeira coisa que fizemos foi elaborar um informativo para falar para os alunos o que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a importância das avaliações. Também enviamos vídeos e a partir daí começamos a encaminhar questões de edições anteriores para serem resolvidas por eles”.

As questões foram retiradas de um banco de atividades. Elas foram escolhidas pelos professores e, além de preparar os alunos para os testes, também estão sendo utilizadas para trabalhar os conteúdos já repassados para os estudantes. “É como se fosse uma revisão dos conteúdos que está ajudando no desempenho nas aulas e vai auxiliar nas provas”, conta Thaís.

A escola iniciou o ensino híbrido em agosto. Na próxima semana de atividades presenciais, os alunos irão levar todas as questões respondidas e os professores de Língua Portuguesa e de Matemática irão fazer o fechamento da ação. “Vamos aproveitar que estaremos com atividades presenciais para discutir as questões e tirar as dúvidas dos alunos. Além disso, já vamos estar bem próximo da data das avaliações”, afirma Thaís.

Saeb
Os resultados das provas do Saeb auxiliam no aprimoramento das políticas educacionais. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Saeb é realizado pelo INEP desde 1990.

GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.