Entre os dias 13 de outubro e 12 de novembro, eles participam dos “Encontros de Semifinalistas” que irão selecionar os finalistas do concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) divulgou a lista dos professores selecionados para a fase semifinal da competição e a rede estadual de ensino de Minas Gerais está presente entre os semifinalistas. Confira AQUI a lista dos educadores.

Os profissionais foram escolhidos após a avaliação das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. Vale lembrar que o docente classificado leva consigo, para a Etapa Semifinal, toda a turma com que desenvolveu seu trabalho.

Agora, professores e suas turmas classificadas participam dos “Encontros de Semifinalistas”, que propõem uma série de atividades culturais e formativas entre os dias 13 de outubro e 12 de novembro. No último dia dos Encontros de Semifinalistas de cada gênero, será realizada a live de encerramento, em que será divulgada a lista dos classificados para a Etapa Nacional.

Diante de todos os desafios enfrentados durante este ano devido à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) parabeniza a todas as escolas, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), professores e estudantes que participaram desta edição da Olimpíada.

Encontros de Semifinalistas

Os Encontros de Semifinalistas serão um momento de debates e realização de atividades formativas e culturais para professores e estudantes. Simultaneamente aos Encontros, também acontecerá a realização das Comissões Julgadoras da Etapa Semifinal, que selecionarão os docentes e suas turmas finalistas. Os encontros acontecerão de forma virtual. Neles, os educadores e seus estudantes participarão de atividades síncronas e assíncronas, palestras, leituras, fóruns, ateliês de escrita, rodas de conversa, entre outros.

Os Encontros de cada gênero – poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião – terão duração de quatro dias. As atividades para os docentes ocorrem no período da manhã enquanto que as práticas voltadas aos estudantes serão realizadas à tarde.

Entre os dias 13 e 16 de outubro acontecem os encontros dos selecionados no gênero crônica. De 19 a 22 de outubro, se reúnem os semifinalistas do artigo de opinião. Memórias literárias será de 26 a 29 de outubro. Já os semifinalistas do documentário se reunião virtualmente de 3 a 6 de novembro. O encontro do gênero poema será no período de 9 a 12 de novembro.

A Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, recebeu mais de 112 mil inscrições nesta 7ª edição e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas.

O concurso pretende evidenciar como protagonistas o professor e a sua turma de estudantes e os estimulou a construir o Relato de Prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

O tema norteador para a produção do Relato de Prática foi "O lugar onde vivo". A partir da produção do relato, crianças e jovens tiveram a oportunidade de aprender a produzir um gênero discursivo e se aprofundar ainda mais sobre o lugar onde vivem.

A iniciativa integra o Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Itaú Social com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.