Edital referente ao processo de seleção foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais da última terça-feira (5/10)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia, nesta quarta-feira (6/10), o período de inscrição para seleção de professores efetivos da rede estadual de ensino para atuar como tutores do Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB). Para participar, o interessado deve clicar AQUI e preencher o formulário de inscrição. O cadastro dos professores pode ser feito até 18 de outubro.

O processo de seleção dos educadores é regido pelo Edital SEE Nº 11/2021, que foi publicado na página 54, do Diário Oficial de Minas Gerais, da última terça-feira (5/10). O edital é o terceiro do Projeto Iniciação Científica na Educação Básica e visa selecionar os professores tutores que apoiarão os Núcleos de Pesquisa das escolas selecionadas no Edital SEE Nº 09/2021.

Serão selecionados 100 professores efetivos, regentes de aulas, da rede estadual de ensino, para as quatro áreas do conhecimento, com a seguinte distribuição:

- Linguagens e suas tecnologias: 16 vagas
- Matemática e suas tecnologias: 06 vagas
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: 37 vagas
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 41 vagas

O resultado da seleção para a tutoria do Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica será divulgado no dia 5 de novembro, no site da SEE/MG.

O que é o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica?

O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Currículos Referência de Minas Gerais (CRMG), bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

O objetivo do ICEB é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem e proponham soluções para as situações-problema de seu contexto social. Além disso, visa incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica.

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