Os candidatos que não foram contemplados com uma vaga em um dos cursos técnicos gratuitos na chamada regular do Trilhas de Futuro têm, a partir desta quinta-feira (23/9), uma nova oportunidade. É que será aberto o período de inscrições para as vagas remanescentes do programa. Nesta etapa, o critério para preenchimento será a ordem de inscrição. O candidato que fizer primeiro a escolha garantirá a cadeira no curso, desde que efetive a matrícula até 29 de setembro. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, a partir das 8h da manhã, até o dia 28 de setembro.

Poderão se inscrever, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.

A listagem com os cursos e a quantidade de vagas que estão ainda disponíveis, por localidade e instituição, será divulgada nesta quarta-feira (22/9). Nela, os interessados poderão se informar para que, no momento de fazer a inscrição, já saibam qual opção escolher.

É importante destacar que todos os candidatos interessados em uma vaga remanescente devem realizar uma inscrição, tanto os que irão fazer a inscrição no sistema do Trilhas pela primeira vez, como aqueles que já participaram da chamada regular do programa e não foram selecionados. Lembramos, ainda, que não serão aceitas inscrições de candidatos que já estão matriculados em dos cursos do Trilhas.

Vale lembrar também que todas as informações preenchidas no momento da inscrição on-line devem ser comprovadas pessoalmente no ato da matrícula, por isso é muito importante o candidato ficar atento para informar os dados corretos no sistema. Além disso, após confirmada a inscrição, não será possível alterar a escolha. Uma vez com o comprovante de inscrição, a vaga escolhida já estará reservada ao candidato, aguardando apenas a confirmação presencial da matrícula.

A confirmação do candidato como estudante da instituição só ocorrerá após a realização da matrícula e a confirmação por parte da instituição de que houve o quantitativo mínimo de matrículas para funcionamento do curso.

A iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, foram ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.