Ações na escola tiveram o envolvimento das famílias sendo também motivadas pelos professores. Foto: acervo da escola

A participação das famílias na vida escolar dos filhos é fator importante para que o aprendizado dos estudantes ganhe raízes ainda mais profundas. Foi pensando nisso que a Escola Estadual Arthur Junqueira de Almeida, em Ituiutaba, na região do Triângulo, desenvolveu a campanha “Família na Escola”, com a ajuda da equipe da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE). O resultado é mais participação e um trabalho constante de busca ativa para que nenhum estudante fique para trás.

Conhecendo a realidades das famílias dos alunos da unidade de ensino, a direção – junto de toda a equipe - pensou em maneiras de mesclar ações que resultassem em engajamento e também ajudar até aqueles que eventualmente possam estar em situação mais sensível, devido à pandemia de covid-19. “Pensamos em envolver as famílias para buscar alternativas e conseguir a presença de todos. Então foram ações dos filhos com os pais, dos professores com alunos, entre outras coisas”, contou a diretora da escola, Lucimar Aparecida de Souza.

Ainda de acordo com Lucimar, ela e a vice-diretora Andrea Azevedo de Oliveira desenvolveram uma força tarefa em que as famílias cumprindo com as metas, como entrega de PETs (Planos de Estudos Tutorados) e das atividades, contribuíam para o aprendizado e ainda ganhavam brindes, como carga de celular e dia da beleza. “A família tem que entrar com participação ativa nas atividades do filho, nas reuniões, fazendo contato com a escola. Sabemos que alguns casos é mesmo uma dificuldade em relação ao tempo, então, tudo isso vai ser bem explicado para que todos os alunos possam participar dos sorteios”, explicou.

Alunos e famílias passaram a desenvolver atividades em conjunto. Foto: Acervo da escola

Diferencial positivo

Para Lucimar, os resultados das ações são vistosos. “Tivemos um diferencial bem positivo. Aproveitamos e fizemos uma busca ativa intensa por mensagem de celular, telefone, deixamos recado até com vizinhos. O resultado foi a participação bem satisfatória, resgatamos até PETs que estavam atrasados”, comemorou.

Ainda de acordo com ela, a presença da GIDE “é um divisor de águas” na escola. Para o segundo semestre, ela adianta que mais ações estão sendo programadas e que “vão ser muito emocionantes”.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.