Lista foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (27/08)

Já está disponível para consulta o resultado preliminar da 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação. O resultado foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (27/8), disponibilizando até 350 prêmios para escolas da rede estadual de ensino. Clique AQUI para acessar a relação das unidades de ensino premiadas.

A partir da segunda edição, as escolas que se destacaram receberão premiações em dinheiro. Serão distribuídos R$ 100 mil para cada um dos 350 prêmios, distribuídos em duas categorias. A categoria 1 é destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2), que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral, carga horária e nota dos estudantes, no primeiro bimestre. Nesta categoria, serão até 30 prêmios para escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, até 60 para unidades de ensino que oferecem os anos finais do ensino fundamental e até 60 prêmios para unidades de ensino que ofertam o ensino médio.

Já na categoria 2, serão premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica - e o Inest 2. Foram distribuídos até 40 prêmios para os anos iniciais do ensino fundamental, até 80 para unidades de ensino dos anos finais do ensino fundamental e até 80 do ensino médio.

A divulgação da lista final das escolas premiadas na 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação, após análise dos recursos, acontecerá no mês de setembro.

Interposição de Recursos

Após a divulgação do resultado preliminar do prêmio, será aberto, por cinco dias úteis, o período de interposição de recursos à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) contra os resultados dos indicadores. Entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro, as escolas que manifestarem interesse em interpor recursos deverão preencher o formulário eletrônico específico no Portal SIMAVE. No site https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/premio-escola-transformacao é possível acessar os guias de acesso e utilização do sistema.

Os tipos de recurso para a 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação poderão ser destinados à revisão dos seguintes indicadores de premiação e/ou elegibilidade: taxa de participação na primeira avaliação trimestral; índice de acesso dos professores nas ferramentas Google for Education (Gmail, Drive e Google Sala de Aula por exemplo), disponibilizadas pela SEE/MG; resultado da 1ª Avaliação Trimestral; e/ou resultado do Índice Escola Transformação (Inest-1 e/ou Inest-2).

Vale destacar que é necessário preencher um formulário para cada tipo de recurso, caso o responsável pela unidade escolar pretenda interpor recursos para mais de um critério. A solicitação deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios.

O Prêmio
O “Escola Transformação” é uma iniciativa da SEE/MG que pretende reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos até R$ 105 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Até o final do ano letivo, serão realizadas três premiações e elas irão reconhecer as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.

- Saiba mais sobre o “Inest”, índice que irá definir as escolas contempladas nas próximas edições do Prêmio Escola Transformação