Estudantes terão duas semanas de descanso e as atividades serão retomadas no dia 3 de agosto

A partir da próxima segunda-feira (19/7), os cerca de 1,7 milhão de estudantes da rede pública estadual de ensino mineira estarão em recesso escolar. Serão duas semanas de descanso para alunos e professores. As atividades escolares serão retomadas no dia 3 de agosto, quando terá início o segundo semestre letivo.

“O recesso escolar que se inicia é um importante momento de pausa para descanso de profissionais e estudantes, para que possamos, em agosto, retomar as ações com foco no desenvolvimento e recuperação dos estudantes e adaptação ao novo modelo de ensino híbrido”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Martins.

A subsecretária também pontua que, no segundo semestre, a retomada das atividades presenciais, que teve início no mês de junho, terá continuidade. “No segundo semestre, teremos a ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, alcançando todas as regiões do estado. Por isso, é importante que todos estejam renovados para o retorno à escola com toda a novidade desse momento”, finaliza Izabella.

 

Se Liga na Educação

Durante o recesso escolar, a programação do Se Liga na Educação também será diferente. As teleaulas exibidas pela Rede Minas e TV Assembleia terão programação diferenciada, com a reapresentação de programas. Os programas inéditos voltarão a partir do dia 3 de agosto, com conteúdo do 3º bimestre.

Segundo semestre

Ao longo do segundo semestre, alunos e professores da rede estadual já têm alguns compromissos marcados. De 12 a 18 de agosto, por exemplo, será realizada a "Semana Estadual das Juventudes", instituída pela Lei nº 22.413 de 2016. A “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988 de 2009, acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro.

Os estudantes devem ficar atentos para realizar a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do primeiro e do segundo bimestre. E também à data de disponibilização do material referente ao terceiro bimestre, que estará disponível a partir do dia 17 de julho e será utilizado após o recesso escolar. O PET é disponibilizado gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Para os estudantes que não têm acesso à internet, ele é entregue impresso, da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

Este ano, o PET passou a ser bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro ao longo do ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual no ensino híbrido.

No programa de Reforço Escolar, também serão formadas novas turmas, a partir do mês de agosto. Poderão participar da iniciativa alunos que estão no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio e que estão em progressão continuada; apresentaram aproveitamento inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre; ou que desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa. Esses estudantes terão a oportunidade de participar do programa e recuperar habilidades ainda não consolidadas. Serão ofertadas cerca de 150 mil vagas para o Reforço Escolar nesse segundo momento de formação de turmas do programa.

Também no segundo semestre serão conhecidas as escolas premiadas na segunda e terceira etapa do Prêmio Escola Transformação. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com o objetivo de reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir do Prêmio, serão distribuídos R$ 90 milhões para as escolas que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Na rede estadual de ensino, o término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro.

Retomada das atividades presenciais

Durante o recesso escolar, não haverá divulgação do boletim diário da listagem de retomada das atividades presenciais, uma vez que as escolas permanecerão fechadas. O próximo boletim será divulgado no dia 30 de julho e contará com as atualizações de ondas do Plano Minas Consciente e as permissões de reabertura. Vale lembrar que as escolas que realizaram acolhimento com os profissionais na semana do dia 12 a 16 de julho retomarão as atividades presenciais com os estudantes no dia 3 de agosto, após o recesso.

Todas as unidades de ensino que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. O processo de retomada é feito com todo cuidado, segurança e respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde, de maneira gradual, híbrida e facultativa.