Instituições podem manifestar interesse em participar da iniciativa até 30 de julho. Já inscrição dos jovens interessados em um dos curso será no mês de agosto

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (16/7), uma retificação no cronograma de execução do projeto Trilhas de Futuro. O credenciamento das instituições públicas e privadas que estava previsto para se encerrar nesta sexta-feira (16/7) foi prorrogado para 30 de julho. A publicação do catálogo está marcada para 18 de agosto. Já o período de inscrição dos jovens interessados em participar dos cursos será de 20 a 30 de agosto.

Confira AQUI as mudanças no cronograma da iniciativa.

Credenciamento

As instituições interessadas deverão apresentar a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital, exclusivamente em meio eletrônico e através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme orientações disponibilizadas no endereço eletrônico: http://planejamento.mg.gov.br/pagina/gestao-governamental/sei/sistema-eletronico-de-informacoes . Ao acessar o site, é necessário clicar no item “Usuário externo”.

O edital com as instruções para o credenciamento das instituições pode ser acessado AQUI. De acordo com o documento, para se credenciarem, as instituições interessadas deverão comprovar idoneidade jurídica, técnica e fiscal.

As instituições que não se credenciaram dentro dos prazos estabelecidos no edital não poderão participar do processo de contratação de vagas para 2021, porém poderão se credenciar para futuras contratações. O credenciamento não garante à instituição direito à inscrição pelos estudantes e à contratação das vagas.

A SEE/MG somente contratará vagas em instituições que ministram cursos em um dos municípios prioritários do projeto Trilhas de Futuro. Além disso, a instituição deve conseguir cumprir as obrigações contratuais e seguir toda a normativa prevista no edital de credenciamento, da apresentação da documentação à oferta dos cursos. A lista dos municípios e cursos prioritários constam no edital de credenciamento.

Trilhas de Futuro

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar aos jovens cursos técnicos gratuitos, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

Inicialmente, serão ofertadas 40 mil vagas para cursos técnicos. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão vale-transporte e alimentação. A previsão de investimento da SEE/MG na iniciativa é de R$ 534,7 milhões.

Clique AQUI para mais informações sobre a iniciativa.