Listagem com os nomes das 300 unidades premiadas foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (8/7)

As escolas da rede estadual de ensino já podem consultar a lista com os nomes das unidades premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino.

A listagem com os nomes das 300 escolas que serão premiadas com menção honrosa está disponível a partir da página 15, do Diário Oficial de Minas Gerais deste sábado (10/7). Serão agraciadas as unidades de ensino que obtiveram as maiores médias entre a taxa de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano, iniciada em março/2021, e o índice de utilização pelos professores da plataforma online indicada pela SEE, durante o período de um mês (1/06 a 30/06), conforme estabelecido pela Resolução SEE nº 4.524/2021. Confira AQUI a lista de escolas premiadas. 

Em vídeo, publicado nas redes sociais da SEE/MG, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, parabenizou as escolas premiadas e destacou que no segundo semestre deste ano será realizado um evento on-line com a participação das unidades de ensino premiadas.

“Parabéns às escolas premiadas. Este é um momento de desafios, mas a nossa rede não deixa de fazer bonito. Após o recesso escolar, em um evento on-line, faremos a entrega da menção honrosa e teremos a oportunidade de conhecer algumas dessas experiências exitosas de perto”, afirmou a secretária.

Confira o vídeo da secretária Julia Sant’Anna.

 

Recursos
Após a divulgação do resultado do prêmio, será aberto, por cinco dias úteis, o período de interposição de recursos à SEE/MG contra os resultados dos indicadores. Entre os dias 8 e 14 de julho, as escolas que manifestarem interesse em interpor recursos deverão preencher o formulário eletrônico específico no Portal SIMAVE.

Os tipos de recurso para primeira premiação poderão ser destinados à revisão dos seguintes indicadores de premiação e/ou elegibilidade: Taxa de participação na avaliação diagnóstica; e Índice de utilização das ferramentas Google, disponibilizadas pela Secretaria, pelos professores.

A solicitação de recursos deve observar apenas as motivações previstas no próprio formulário, podendo haver necessidade de anexar documentos comprobatórios. As orientações detalhadas sobre o processo de interposição de recursos pelas unidades escolares estão no Guia de Recursos Escola.

O Prêmio
O “Escola Transformação” é uma iniciativa da SEE/MG que pretende reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos até R$ 90 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Até o final do ano letivo, serão realizadas três premiações e elas irão reconhecer as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.

O Índice Escola Transformação (Inest) foi instituído pela SEE/MG e será calculado por meio de dois indicadores: indicador de fluxo escolar e indicador de desempenho, gerando um resultado por etapa de ensino: ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e ensino médio. O índice será calculado três vezes ao longo do ano (Inest-1, Inest-2 e Inest-3), utilizando resultados das avaliações de rede aplicadas ao longo do ano letivo (avaliação diagnóstica, primeira avaliação trimestral e segunda avaliação trimestral).

A escola pode acompanhar os indicadores do prêmio no Portal Simave, onde estão disponibilizadas as informações de participação nas avaliações, e também pelo relatório disponibilizado, semanalmente, por e-mail para as unidades de ensino com o indicador de acessos de professores.