Premiação será destinada às unidades escolares que tenham obtido as melhores médias entre a taxa de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano e o índice de utilização pelos professores do aplicativo Conexão Escola

No mês de julho, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá divulgar a lista com as unidades de ensino que se destacaram neste primeiro momento do Prêmio Escola Transformação. Serão premiadas as 300 escolas estaduais que obtiveram as maiores médias entre a taxa de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano e índices de professores utilizando o aplicativo Conexão Escola em suas aulas, conforme estabelecido pela Resolução SEE nº 4524/2021.

Cada escola destacada receberá uma menção honrosa. “A premiação instituída pela Secretaria vem como forma de reconhecer os esforços da rede, na manutenção da oferta de uma educação de qualidade para todos os estudantes, mesmo neste período tão difícil e sensível que vivemos. A menção honrosa é um primeiro momento em que destacamos e reconhecemos lideranças que estão fazendo a diferença em suas realidades. Conhecer como estão atuando, superando as dificuldades impostas, serve como exemplo a ser compartilhado com os demais gestores”, destaca a Superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Joyce Petrus.

O Prêmio “Escola Transformação” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pretende reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos R$ 90 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Até o final do ano letivo, serão realizadas três premiações e elas irão reconhecer as unidades de ensino que obtiverem os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). São considerados, ainda, a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.

O Índice Escola Transformação (Inest) foi instituído pela SEE/MG e será calculado por meio de dois indicadores: indicador de fluxo escolar e indicador de desempenho, gerando um resultado por etapa de ensino: ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e ensino médio. O índice será calculado três vezes ao longo do ano (Inest-1, Inest-2 e Inest-3), utilizando resultados das avaliações de rede aplicadas ao longo do ano letivo (avaliação diagnóstica, primeira avaliação trimestral e segunda avaliação trimestral).

A escola pode acompanhar os indicadores do prêmio no Portal Simave, onde estão disponibilizadas as informações de participação nas avaliações e o Painel de Monitoramento dos Indicadores Processuais da escola, pelo link: http://simave.educacao.mg.gov.br.

Premiações
Cada premiação contará com até 300 prêmios destinados às unidades escolares:

A primeira, que será divulgada em julho, é destinada às unidades escolares que tenham obtido as melhores médias entre a taxa de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano e o índice de utilização pelos professores da plataforma online indicada pela SEE/MG, por etapa e ensino.

A segunda será destinada às unidades escolares, por etapa de ensino, que tenham obtido os melhores resultados nas seguintes categorias: maiores pontuações obtidas no Inest-2; maiores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2, considerando variação mínima de 1% (um por cento).

Já a terceira premiação será destinada às unidades escolares que tenham obtido os melhores resultados nas seguintes categorias: maiores pontuações obtidas no Inest-3, por etapa de ensino; maiores variações percentuais positivas entre o Inest-2 e o Inest-3, por etapa de ensino, considerando variação mínima de 1% (um por cento).

A segunda e a terceira divulgações de resultados do Prêmio “Escola Transformação” estão previstas para agosto e novembro de 2021, respectivamente.

Outras informações sobre o Prêmio Transformação podem ser obtidas na Resolução SEE nº 4.524, que institui a proposta.