Os cursos serão ofertados ao longo de todo ano. Para se inscrever é necessário entrar em contato com os centros

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) conta com centros especializados para o apoio e formação dos profissionais da educação que atendem estudantes público da educação especial. São eles: o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Durante o Regime de Estudo não Presencial, os Centros estão atuando na adaptação do Plano de Estudo Tutorado (PET) e também estão ofertando cursos e oficinas no formato on-line para professores, especialistas e gestores da rede estadual de ensino. Todas as ações desenvolvidas pelos CAP e CAS têm como foco a garantia de acesso, permanência, percurso com aprendizagem e conclusão do processo educacional nos níveis mais elevados de ensino aos estudantes.

Para realizar a inscrição e saber mais informações, como a data de realização dos cursos ou oficinas, é necessário entrar em contato, por e-mail, diretamente com os Centros.

Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)

No formato on-line, os CAP e os Núcleos de Capacitação estão ofertando cursos sobre a Baixa Visão, o Sistema Braille no Processo de Alfabetização, Aspectos Educacionais da Surdocegueira e também oficinas sobre Tecnologias Assistivas para a Deficiência Visual, Leitores de Tela NVDA e DOSVOX, orientação e mobilidade e outras. Podem participar professores, especialistas e gestores da rede estadual.

Informações pelos e-mails:

CAP Montes Claros - ceei.capmontesclaros@educacao.mg.gov.br

CAP Patos de Minas - ceei.cappatosdeminas@educacao.mg.gov.br

CAP São Rafael - ceei.capsaorafael@educacao.mg.gov.br

CAP Uberaba - ceei.capuberaba@educacao.mg.gov.br

CAP Três Corações - ceei.captrescoracoes@educacao.mg.gov.br

Núcleo de Capacitação de Governador Valadares - ceei.nucleocascapgvaladares@educacao.mg.gov.br

Núcleo de Capacitação de Januária - ceei.nucleocascapjanuaria@educacao.mg.gov.br

Os CAP têm como atribuição desenvolver ações de produção e adaptação de livros didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual (cegueira, baixa visão e surdocegueira), capacitação continuada na área visual para profissionais da educação e orientação e apoio às escolas estaduais quanto às necessidades específicas desses estudantes.

Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)

Os CAS e os Núcleos de Capacitação estão ofertando dois cursos: Básico de Libras I, em continuidade, e o Letramento e Português como Segunda Língua para Surdos - PL2. O público prioritário das formações são professores da rede estadual de ensino.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails:

CAS Belo Horizonte - ceei.casbh@educacao.mg.gov.br

CAS Diamantina - ceei.casdtna@educacao.mg.gov.br

CAS Montes Claros - ceei.casmoc@educacao.mg.gov.br

CAS Uberaba - ceei.casuberaba@educacao.mg.gov.br

CAS Varginha - ceei.casvarginha@educacao.mg.gov.br

Núcleo de Capacitação de Governador Valadares - ceei.nucleocascapgvaladares@educacao.mg.gov.br

Núcleo de Capacitação de Januária - ceei.nucleocascapjanuaria@educacao.mg.gov.br

Os CAS desenvolvem ações que proporcionam apoio aos profissionais da educação no ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência auditiva, surdos e surdocegos das escolas estaduais.

Enviar para impressão