Atenção alunos da rede estadual de Minas! Se você ainda não concluiu a sua Avaliação Diagnóstica, os testes ainda estão disponíveis para serem realizados pelos estudantes da rede. O prazo foi prorrogado até 14 de abril para todos os anos de escolaridade, tanto do ensino fundamental quanto do médio. Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital: o caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 – que tem a navegação patrocinada pelo Governo de Minas -, e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Quem não tem acesso a internet receberá de forma impressa.

A Avaliação Diagnóstica não vale nota, mas é muito importante que os alunos da rede estadual de ensino façam os testes. Os resultados serão utilizados pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE/MG) para identificar as eventuais dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas pelos estudantes e orientar o trabalho pedagógico dos professores.

A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos, que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

Outro ponto importante da Avaliação Diagnóstica é que a realização do teste contabiliza frequência para os estudantes. Além disso, a participação dos alunos será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).