Cadastro deve ser feito pelos professores, gratuitamente, no Portal Escrevendo o Futuro

As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) estão abertas até 30 de abril. A iniciativa pretende reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). As inscrições para a Olimpíada devem ser feitas pelo professor, no Portal Escrevendo o Futuro.

Em 2021, a Olimpíada traz novidades e o foco da premiação serão os Relatos de Práticas. O concurso pretende evidenciar como protagonistas o professor e a sua turma de estudantes, que vão construir o Relato de Prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

O tema norteador para a produção do Relato de prática é "O lugar onde vivo". A partir da produção do Relato, crianças e jovens poderão aprender a produzir um gênero discursivo e se aprofundar ainda mais sobre o lugar onde vivem.

Para auxiliar no trabalho com a turma, estão disponíveis materiais gratuitos no portal Escrevendo o Futuro que podem ser explorados durante o desenvolvimento das atividades. Os materiais foram revisados e atualizados para ajudar o professor e facilitar o seu trabalho nas etapas do concurso.

Confira AQUI o regulamento completo da Olimpíada

Para esclarecer dúvidas

Nesta quarta-feira (7/4), às 17 horas, será realizado um webinário para esclarecer possíveis dúvidas sobre a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O webinário será apresentado por Patrícia Calheta e Mariana Garcia, que integram a equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro e responderão às perguntas ao vivo. O evento terá tradução em Libras e será transmitido no Portal Escrevendo o Futuro e nos canais do Facebook e YouTube da Olimpíada de Língua Portuguesa.