As teleaulas do programa de TV Se Liga na Educação, dedicadas aos conteúdos escolares do ano letivo de 2021 da rede pública estadual de ensino, começam a ser transmitidas na próxima segunda-feira (15/3). A iniciativa, que integra as ferramentas pedagógicas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), traz novidades, como o aumento no número de aulas dos componentes curriculares. Mas, se a estreia é na próxima semana, os trabalhos para levar ao ar os conteúdos inéditos começaram muito antes. Tudo isso para garantir o sucesso do programa que é transmitido pela Rede Minas e reapresentado pela TV Assembleia.

A preparação começou com o treinamento dos professores novatos que agora passam a integrar a equipe do Se Liga na Educação. No curso, eles receberam dicas de como se portar diante das câmeras e como conduzir a apresentação, com o objetivo de adequar ao formato televisivo as aulas que dariam no ambiente da sala de aula. A Rede Minas também produziu um material com dicas de preparação, produção, e figurinos, por exemplo, para auxiliá-los.

A dinâmica do início das gravações é intensa. A rotina começa logo cedo, quando os primeiros profissionais chegam à emissora. A equipe é dividida em dois turnos para as gravações das teleaulas, além do instante em que a transmissão é ao vivo. Neste momento, os professores realizam a interação com os alunos, tirando as dúvidas que foram encaminhadas por telefone.

O resultado de todo esse empenho pode ser visto em mais de cinco horas de conteúdo no ar, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30. São 35 profissionais da SEE/MG entre professores e mediadores envolvidos na produção do Se Liga na Educação. Além de produtores, maquiadores, câmeras e técnicos que totalizam mais 22 pessoas realizando este trabalho.

Ferramenta importante

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, o Se Liga na Educação é uma importante ferramenta desenvolvida para viabilizar o Regime de Estudo não Presencial. Associado ao Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa possibilita que os alunos tenham acesso às aulas e ajuda para que o conteúdo seja compreendido. “Os alunos podem tirar dúvidas, ao vivo, com um professor sobre o conteúdo e as atividades que estão previstas no Plano de Estudos Tutorado. É mais uma forma de interagir com o conteúdo, ouvindo dos professores da rede sobre as disciplinas trabalhadas”.

Ainda de acordo com a subsecretária, o Se Liga na Educação alcança estudantes, não só da rede estadual, mas também de outras redes de ensino. “O Se Liga é fundamental para que a gente possa mitigar os processos difíceis que estamos vivendo por causa do isolamento social”, considera.

Exibição

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, das 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes no número (31) 98295-2794, por meio de aplicativo de mensagens, ou por ligações no número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha as dúvidas para a mediadora que lê, ao vivo, para respostas dos professores no estúdio.

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).