A expansão do número de vagas para a educação em tempo integral no ensino fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais está sendo levantada junto às comunidades escolares em todo o estado. Para isso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza um levantamento que busca verificar o interesse e a disponibilidade das escolas para ampliar a oferta da modalidade. A expectativa é de que nos locais onde for percebida a demanda e houver capacidade física das unidades de ensino, a modalidade seja implementada.

Nesta quinta-feira (18/2) será realizado um encontro da equipe da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG com representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para analisar o interesse e a disponibilidade das escolas de cada região. A partir disso, será realizado um plano mais assertivo com a quantidade de vagas e em quais unidades escolares elas serão disponibilizadas.

Tempo integral

O ensino em tempo integral é uma oportunidade oferecida aos estudantes que traz um diferencial na qualidade da formação que os acompanhará por toda a trajetória escolar. Nas escolas que já oferecem a modalidade, além de possibilitar o aprofundamento acadêmico, os alunos têm ampliadas suas possibilidades de aprendizagem, quando comparado com o modelo comumente ofertado.

Além disso, o ensino em tempo integral possibilita o aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar aos estudante os instrumentos para que se possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para seu futuro.