No próximo domingo (17/01), estudantes começarão a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. No primeiro dia serão as provas de Ciências Humanas (45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia); Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira - podendo ser Inglês ou Espanhol), além da redação. Ao longo do ano, os alunos da rede estadual de Minas que vão realizar a prova contaram com conteúdo dedicado a eles na programação do Se Liga na Educação em todas as sextas-feiras. Agora, às vésperas do grande dia, os professores das teleaulas reforçam dicas e conselhos dados aos alunos.

Para o professor de geografia do Se Liga na Educação, Rodrigo Flávio Barboza, o momento é de ir com calma. Segundo ele, os conteúdos já foram trabalhados ao longo do ano e o momento agora é apenas de fazer revisões, mesmo assim, de forma mais leve. “Agora é calma e relaxar! O que tinha que aprender já foi. Agora é o momento de, no máximo, dar uma conferida nos resumos. Se a pessoa for pegar pesado o estudante corre o risco de ficar com dúvida em uma coisa e isso ir gerando outras dúvidas e causar desânimo e insegurança na hora de resolver as questões”, pondera.

Ainda de acordo com Rodrigo, muitas horas de estudo, principalmente às vésperas do exame, pode atrapalhar. “Sexta-feira encerra tudo, fecha o caderno e no sábado aproveita o máximo para descansar. Vai ouvir música, ver uma série ou mesmo dormir o dia inteiro”, recomenda. Não se sentir pressionado também é importante para manter a tranquilidade.

Na mesma linha, a colega de Rodrigo, a professora de inglês Lídia Chagas, também aposta no momento de relaxamento antes do exame. “Chegou sábado, um dia antes da prova: fazer revisão geral? Não! Agora é o momento de descansar. Você já teve seu tempo de estudar e, mesmo que ache que precisa revisar algumas coisas, descansar no dia anterior à prova é muito importante para que você tenha a resistência necessária para uma boa resolução do Enem”, afirma.

Lídia também chama a atenção para alguns detalhes que são importantes para ajudar a fazer com que o estudante não fique desgastado emocionalmente no momento da resolução do exame. Ela cita, por exemplo, técnicas de respiração para evitar ficar ansioso e o cuidado para escolher uma máscara que seja confortável, já que será necessário usar o acessório durante todo o tempo. “E não se esqueça de levar uma garrafa de água e separar algum lanchinho. Só tome cuidado com o açúcar: dizer que ele dá disposição é mito! O que vem depois é um cansaço enorme, e isso nós não queremos, certo?”, recomenda.

Por fim, tanto Lídia como Rodrigo ressaltam a necessidade de, no momento de resolver as questões, prestar bastante atenção ao enunciado e ler os textos. “Não deixe de ler os textos-base que estão indicados. Muitas vezes as respostas das questões estão neles. Além disso, não perca tempo nas questões que você não sabe. Marque-as com uma interrogação para não esquecer e volte nelas depois”, aconselha Rodrigo.

Já Lídia acrescenta ainda a importância dessas técnicas de leitura para o bom rendimento. “E se você aprendeu a usar as estratégias de leitura, aproveite para colocá-las em prática nos últimos questionários que fizer; elas vão te ajudar a economizar tempo e poupar energia durante a leitura dos textos. Boa prova!”.

Ações da SEE/MG

Ao longo dos meses, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu várias ações para auxiliar os estudantes na preparação para as provas. Os Planos de Estudos Tutorados (PETs), principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial implementado pela Secretaria, contaram com simulados que ajudaram os estudantes na preparação para o Enem.

Além disso, recentemente foi criada uma aba no site “Estude em Casa” dedicada especialmente para quem vai realizar o Enem. O espaço reúne as aulas do Se Liga na Educação dedicadas à prova e também simulados. A aba pode ser acessada através do link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-enem.

No programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas e pela TV Assembleia, todas as sextas-feiras a programação é dedicada a conteúdos relacionados ao Enem.

Além das aulas e do simulados, foram feitas parcerias que permitiram oferecer iniciativas, como o Enem Conectado e o Enem Conectado Power. Iniciativas únicas no país que possibilitaram aos alunos aulas on-line, gratuitas, para os alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual.