Atenção pais e/ou responsáveis e estudantes da rede estadual de ensino! O prazo para devolução do Plano de Estudo Tutorado (PET) Final Avaliativo vai até o dia 14 de janeiro. O material pode ser acessado gratuitamente no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola. Para os estudantes que não têm acesso à internet, as apostilas foram entregues impressas da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores do material. A logística e a organização para devolução do PET Final Avaliativo estão sendo feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

O PET Final Avaliativo aborda as habilidades e os conceitos que foram desenvolvidos ao longo dos sete volumes dos Planos de Estudos Tutorados. A partir dele, do acompanhamento que foi feito pelos professores e dos resultados da Avaliação Diagnóstica, o educador saberá quais habilidades o aluno conseguiu adquirir e quais deverão ser retomadas em 2021. Além disso, o PET Final Avaliativo também será contabilizado para o cumprimento da carga horária prevista nas matrizes curriculares.

Conteúdo

No PET Final Avaliativo são abordadas as habilidades essenciais trabalhadas ao longo do ano em cada um dos componentes curriculares. As apostilas contam com questões objetivas e discursivas, além de uma autoavaliação, a partir da qual o aluno poderá refletir sobre o seu aprendizado.

Para os anos iniciais do ensino fundamental, o material é composto por oito questões para cada componente curricular. Já a apostila voltada para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio são seis questões para cada componente.