Começa, na segunda-feira (19/10), o período para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública estadual de Minas Gerais realizarem a Avaliação Diagnóstica. Os estudantes têm até o dia 23 de outubro para acessarem o teste digital, disponível no aplicativo Conexão Escola. A Avaliação Diagnóstica não vale pontos, mas é importante que seja feita por todos os alunos das escolas estaduais. A intenção é verificar a aprendizagem durante o Regime de Estudo não Presencial, garantindo intervenções pedagógicas mais assertivas pelos professores.

Antes de fazer o exame, é necessário que o estudante atualize o aplicativo. Para os alunos que não têm acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

A Avaliação Diagnóstica será feita considerando o conteúdo do PET, principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo desenvolvido desde maio na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades escolares presenciais.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que indicará os PETs e, quando houver, as aulas do Se Liga na Educação relativas às habilidades das questões não acertadas, permitindo sua revisão pelos estudantes.

Passo a passo

Para iniciar a realização da prova, é necessário que o aluno acesse o aplicativo Conexão Escola. Na sequência, basta clicar na aba “seus estudos” para ter acesso à prova. Para começar a responder, é preciso selecionar “Avaliação Diagnóstica” e escolher o conteúdo. Durante a resolução, é possível voltar e revisar as questões antes de concluir. Clique aqui e confira o passo a passo para realizar o exame.

Cronograma

Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano) realizarão a Avaliação Diagnóstica digital entre os dias 26 e 30 de outubro.