Os alunos da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais que desejam permanecer na mesma escola no próximo ano já podem renovar a matrícula para 2021. O processo teve início na última sexta-feira (09/10) e vai até o dia 30 de outubro. Neste ano, a realização de todo o processo será on-line, sem a necessidade de ir pessoalmente à unidade de ensino.

 

A garantia da vaga pode ser feita pelos pais e/ou responsáveis, ou o estudante maior de 18 anos, no site renovacao.educacao.mg.gov.br. Será necessário inserir o número da matrícula no campo destinado ao login, e a data de nascimento com dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras), no espaço destinado à senha.

Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Ao selecionar essa opção, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.

As famílias ou o aluno maior de 18 anos, que não tenham acesso à internet, devem entrar em contato com a escola, por meio de telefone, aplicativo de mensagens, e-mail ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período, para manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse de continuidade de estudos onde se encontram matriculados.

Para quem pretende mudar de escola ou vir de outra rede de ensino para a rede pública estadual, será necessário aguardar o momento do cadastramento escolar que, de acordo com a Resolução SEE nº 4.421, está previsto para ocorrer em novembro.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) preparou um documento com as perguntas mais frequentes sobre o processo de renovação da matrícula. Para acessá-lo, basta clicar aqui.