A avaliação será aplicada até o dia 13 de março na rede estadual de ensino

Para auxiliar no planejamento pedagógico das escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibiliza para as unidades de ensino a Avaliação Diagnóstica. O principal objetivo da avaliação é verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes e, a partir desta análise, fornecer para o professor informações sobre a aprendizagem do aluno.

As informações coletadas no início do ano devem subsidiar as ações pedagógicas da escola, permitindo que professores e especialistas revejam o planejamento e adequem as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes e das turmas ao longo do ano letivo.

Na Escola Estadual Vieira Marques, no município de Santos Dumont, a aplicação da avaliação acontecerá na próxima segunda-feira (17/2) para cerca de 680 estudantes. A diretora da unidade escolar, Aline Ruffo Mourão Costa, destaca a importância da iniciativa para o trabalho do professor. “Nós conseguimos ver o nível de aprendizagem do aluno e isso norteia o nosso trabalho. O planejamento é feito de acordo com a necessidade de cada estudante”.

Auxílio no planejamento escolar

Os alunos fazem avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Elas são aplicadas para as turmas regulares do 3° ano do ensino fundamental ao 3° ano do Ensino Médio da escola. A Avaliação Diagnóstica é composta por 20 questões e elaborada a partir da matriz de referência dos anos de escolaridade anteriores, de forma a verificar o grau de desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos no início do ano letivo.

“ A Avaliação Diagnóstica é muito importante porque serve de parâmetro para o nosso planejamento anual. Aqui na escola, o professor utiliza, depois, a avaliação dentro da sala de aula e discute item por item da avaliação com os alunos para ver o que eles precisam melhor”, conta a diretora da Escola Estadual Antônio Carlos, em Paracatu, Maria Inês Fiuza Oliveira.

A Avaliação Diagnóstica pode ser acessada no Sistema de Gestão das Avaliações da Aprendizagem - Banco de Itens, que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Ela está disponível desde o primeiro dia letivo deste ano e poderá ser aplicada até o dia 13 de março.