As escolas estaduais de Minas Gerais encerraram, na última sexta-feira (8/11), o período de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC). Agora se preparam para realizar, nesta terça (12/11) e quarta-feira (13/11), as avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

O Simave é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e é composto por duas avaliações: o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que contará com a participação dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio; e o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) no qual farão as provas os alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Na Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães, no distrito de Piacatuba, em Leopoldina. A mobilização para as provas do Saeb e do Simave acontece desde o início do ano. “Desde 2007 a nossa escola não conseguia ter Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Então o primeiro passo de mobilização foi conversar com os professores sobre a importância da avaliação. Também fiz reuniões com os pais e ligamos para todos. Mobilizamos representantes de turma e criamos mascotes”, conta o diretor da escola, João Paulo Araújo.

O objetivo do gestor foi alcançado. A escola teve 100% de participação no Saeb. Agora, a expectativa é alcançar o mesmo índice no Pralfa e no Proeb. “Fizemos com que toda a comunidade falasse sobre a avaliação e entendesse a importância. Na terça-feira (12/11) vamos aplicar as provas do Proalfa. Já passei nas turmas avisando. Hoje vou mandar bilhete e ligar para os pais. Para o Proeb vai ser a mesma coisa”, conclui João Paulo.

Na Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães, a mobilização para as provas do Saeb e do Simave acontece desde o início do ano. Foto: Divulgação/SEE

Na Escola Estadual Solon Idelfonso, no município Porto Firme, a expectativa também é alcançar nas avaliações do Simave a participação registrada no Saeb. “Estamos conversando muito com os alunos e com os responsáveis. Destaco que os resultados irão ajudar a melhorar a escola. Também mandamos bilhete lembrando que as provas começam amanhã”, conta a diretora da escola, Luciane Regina Silva Gonçalves.

Na Escola Estadual Solon Idelfonso a expectativa também é alcançar nas avaliações do Simave a participação registrada no Saeb. Foto: Divulgação/SEE

 

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é uma política pública da SEE e tem o propósito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação. Duas avaliações externas fazem parte do Simave: O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Os resultados dos testes indicam quais são os avanços e os desafios da educação pública no Estado.