A Educação Profissional presente nas escolas estaduais de Minas Gerais tem por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

A oferta de Educação Profissional na rede estadual, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando os cursos:

1) Técnicos concomitantes/subsequentes

O desenvolvimento dos cursos técnicos de Educação Profissional, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e as normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais está organizada conforme Documento Orientador Técnico de Nível Médio, vigente.

2) Técnico integrado ao Ensino Médio (EMTI Profissional)

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral Profissional tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano, o exercício efetivo da cidadania e a preparação técnica de nível médio para o mundo do trabalho.

3) Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC-Pronatec)

Os cursos formação inicial e continuada (FIC) visam suprir demandas imediatas de qualificação profissional orientada para o mercado de trabalho. Serão cursos com carga horária de 160 a 250 horas que exigem escolaridade mínima do ensino fundamental ou médio incompleto, conforme o curso. Serão cerca de 12.720 vagas de cursos de FIC distribuídas em 318 municípios.

Contratação de Professores

A Resolução SEE nº 4.278 de 23 de janeiro de 2020, alterada pela Resolução SEE nº 4.282/2020, estabeleceu os critérios e procedimentos para a inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício de função pública de Professor de Educação Básica nas escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Especialmente para os cursos técnicos com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Edital Pronatec/Mediotec Nº 01/2020 estabelece os critérios e procedimentos para inscrição ao PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS para os municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Sacramento e Tupaciguara.

Matrícula

Os candidatos interessados deverão se dirigir à unidade escolar para confirmar a pré-matrícula on-line ou realizar a matrícula diretamente na escola.

Documentos relacionados

Contato

Coordenação de Educação Profissional / Diretoria de Ensino Médio
E-mail: educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br
Telefone: 3915.3530 / 3915.3532