A escola atende 1035 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

Integrada em uma série de eventos comemorativos, a população do município de Perdigão, situado no centro-oeste mineiro, celebrou os 70 anos de história da Escola Estadual Pedro Primo. As homenagens à instituição tiveram início em 24 de outubro e contaram com a realização de reuniões com pais e mestres, palestras abertas ao público, Missa em Ação de Graças, além de desfile cívico e evento em praça da cidade com a partilha de deliciosos 70 bolos doados pela comunidade local.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram das comemorações uma oportunidade de pesquisa e registro da história, realizando um documentário sobre a luta para a construção da escola e seu papel no desenvolvimento da comunidade em que está inserida. O diretor da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Divinópolis, Silvio Novais, e a analista educacional Rosilene Brandão também participaram das atividades comemorativas. “O clima de festa percebido na cidade demonstra a importância desta instituição de ensino, que figura como a única escola estadual de Perdigão”, comenta o superintendente.

Foto: Arquivo da Escola

História
Criada pelo Decreto Lei 11.730 de 22 de outubro de 1934, a escola demorou a ser construída e, mesmo sem sede própria, funcionava em casas alugadas, oferecendo formação apenas até a 3° série do Ensino Fundamental. “Nessas condições, só completava o curso primário quem tinha recursos suficientes para fazê-lo em outra localidade, principalmente na vizinha cidade de Bom Despacho”, comenta Renato Rodrigo da Costa, diretor da escola.

A construção da escola foi adotada como projeto prioritário quando José Primo de Freitas foi eleito vereador da Vila Saúde, nome dado, na época, à região onde hoje se localiza Perdigão. Mesmo sob críticas, José Primo tomou para si a responsabilidade da execução da obra e, no dia 17 de outubro de 1948, o Grupo Escolar Pedro Primo foi inaugurado, com denominação que homenageia o pai de seu fundador.

Foto: Arquivo da Escola

Escola premiada
Hoje, a escola atende 1035 alunos, distribuídos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2017, a escola conquistou destaque regional no Prêmio Gestão Escolar, classificada em primeiro lugar entre as demais concorrentes da jurisdição da SRE Divinópolis.

Durante o desfile cívico realizado pela escola, a tocha do conhecimento, símbolo da unidade de ensino, foi carregada como representação do potencial transformador da educação. “Cada um de nós deve se esforçar para que essa luz brilhe cada vez mais e não somente em Perdigão, mas em qualquer lugar em que um aluno nosso conseguir conquistar seu espaço e se realizar profissional e pessoalmente. É com essa meta que a escola vem trabalhando ao longo desses anos, por meio da dedicação de seus colaboradores e alunos”, conclui o diretor.

Por Andreia Mendes