Ação teve início no mês de março

A Escola Estadual João Caldeira, localizada no Distrito de Barra da Alegria, em Indaiabira, no Norte de Minas, ganhou um espaço de convivência voltado para os estudantes. A construção do local foi resultado de uma parceria entre a escola e a comunidade. O espaço foi idealizado pela professora de Geografia, Paula Eliane Bandeira Barbosa, que também foi a coordenadora do projeto “Meio Ambiente: A Reciclagem a Serviço da Proteção do Nosso Ambiente”.

Foi realizado um mutirão para a construção do espaço. Foto: Divulgação da escola

“A escola não tem uma infraestrutura muito boa e tem uma área muito grande. Os alunos não tinham um espaço onde pudessem socializar na hora do recreio e foi daí que surgiu a ideia. Utilizamos materiais reciclados para modificar o ambiente da escola”, destaca a professora de Geografia.

Os alunos buscaram parceria com a comunidade e conseguiram doação de tijolos, mudas para montar a horta, garrafas pet e pneus. Depois disso, a escola foi dividida em grupos e cada um ficou responsável por uma atividade. “Um grupo ficou responsável por criar a horta vertical, o outro por fazer os bancos de pneus, entre outros. Tiramos um dia e fizemos um mutirão de limpeza do espaço e ajeitamos os detalhes. Tudo contou com a participação da comunidade”, afirma Paula. Segundo a professora de Geografia, a ideia é que ao longo do ano, o espaço passe por melhorias.

Estudantes fizeram bancos com pneus reciclados. Foto: Arquivo da Escola

O grupo da estudante do 1º ano do Ensino Médio, Thallyta Sousa Lima, foi responsável por realizar trabalho reciclável com pneus. “Recolhemos na comunidade e tentamos transformar os pneus em sofás para deixar o ambiente mais bonito. Eles estão no espaço que criamos aqui na escola e no qual passamos a maior parte do recreio”, conta.

Sobre o projeto realizado pela escola, a estudante destaca que foi uma ação ampla que envolveu toda comunidade. “Foi um projeto muito importante, porque além de conscientizar sobre a reciclagem, também mostrou como os materiais podem ser reutilizados. Foram muitas ideias bacanas e eu aprendi muitas coisas novas”.

Para a culminância do projeto foi realizado um teatro pelos professores. Foto: Arquivo da Escola

A culminância do projeto contou com apresentações teatrais, musicais e realização de palestras. Os alunos também tiveram um momento em sala de aula, onde estudaram sobre a questão do descarte correto do lixo.