Revista relata as atividades pedagógicas realizadas ao longo de 2018

Cenas de uma unidade de ensino viva e que atua em sintonia com sua comunidade marcaram o último sábado (16/3) na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis. Reunindo alunos, docentes, funcionários administrativos, pais e parceiros da instituição, a escola dedicou a manhã à comemoração de seus 32 anos de história, à apresentação e à discussão do planejamento pedagógico e ao lançamento da edição 2019 da revista Escola na Vitrine, produzida pela própria unidade escolar.

“Foi um momento de celebração, reflexão sobre os resultados e prestação de contas à comunidade sobre o trabalho educacional que temos ofertado. Essa conexão com a população que nos cerca é vital para a construção de vínculos de confiança e amizade que fortalecem o ensino e tornam nossa escola atuante e segura”, comentou Aelida Chagas, diretora da escola.

Escoal organizou apresentações artísticas para a festa. Foto: Arquivo da Escola

Escola e família a serviço da educação

A revista relata as atividades pedagógicas realizadas ao longo de 2018, ressaltando resultados e indicadores de proficiência educacional, destaques alcançados pelos alunos em concursos, olimpíadas e torneios nacionais e internacionais, ações de solidariedade e cidadania, além de feiras científicas e culturais.

O tema escolhido para a revista, neste ano, foi Escola e Família a Serviço da Educação. “O importante é que o próprio tema da revista revela a consciência coletiva sobre a qual toda a Educação Básica deve se estabelecer. A escola não se constitui sozinha. É imprescindível que direção, supervisores, docentes, alunos e pais atuem juntos em favor do aprimoramento constante das práticas pedagógicas”, ressaltou Nagete Aparecida Furtado Vieira Pedri, analista educacional da SRE Divinópolis que esteve presente no evento.

Clique aqui e acesse a revista.

Vivência do cotidiano escolar

Além de receberem a publicação distribuída à comunidade, os pais participaram de reunião pedagógica, assistiram às apresentações musicais e exposições artísticas preparadas pelos estudantes e acompanharam o desenvolvimento de torneios esportivos internos.

Atividades contaram com a partciipação de toda comunidade escolar. Foto: Arquivo da Escola

“Foi uma manhã de verdadeira integração da escola com seu entorno, pois não apenas apresentamos nosso trabalho à comunidade, mas também oportunizamos aos presentes a vivência dinâmica e prática do nosso cotidiano educacional”, concluiu a diretora Aelida.

A Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira atende a 1.300 alunos no bairro Alvorada, em Divinópolis. Cerca de 100 servidores públicos compõem a equipe da unidade de ensino, que oferece dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 32 anos de história, mais de 20 mil estudantes já passaram pela escola, que tem ajudado a formar sucessivas gerações de cidadãos e profissionais da região.

Por Andrea Mendes