Projeto Teatro na Escola é desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora das Dores

Todos os anos, no mês de agosto, os moradores do município de Joaquim Felício, na região central de Minas Gerais, têm um encontro marcado com as artes cênicas e os protagonistas são os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora das Dores. Há 25 anos, a escola realiza o projeto “Teatro na Escola” e as apresentações teatrais, que marcam a culminância da iniciativa, são abertas para toda comunidade.

“A professora fundou o projeto com o objetivo de chamar atenção da comunidade para a escola e sempre foi um sucesso. Com o passar dos anos virou tradição e a comunidade se envolve bastante. Eles já esperam a semana do teatro na escola”, conta o diretor da escola, José de Jesus Bruzinga Filho.

Foto: Arquivo da Escola

As ações do projeto têm início no começo do ano letivo. “A professora e os alunos escolhem as obras literárias e começam a pensar como será o cenário, o figurino, e as outras coisas que envolvem a organização da peça. Tudo é feito por eles. Em maio, eles já estão a todo vapor. Temos seis turmas e cada uma faz uma apresentação”, revela o diretor.

As apresentações acontecem em agosto e além de ter a oportunidade de assistir às apresentações, a comunidade também pode votar nos melhores atores, melhores peças e figurino. Nas aulas de Matemática, os votos recebidos são utilizados na produção de gráficos e tabelas.

Foto: Arquivo da Escola

Ao longo dos anos, as apresentações já aconteceram no pátio da escola, na praça da cidade e em espaços cedidos por moradores. Em 2018, o projeto voltou a acontecer na escola.

Com a comemoração dos 25 anos do projeto, a expectativa para a realização da iniciativa é grande. “Estamos esperando a volta às aulas para vermos quais os principais pontos que podemos trabalhar. Já estamos ansiosos”, conclui o diretor.

Enviar para impressão