Servidores da Escola Estadual Padre Camargos se reúnem do dia 4 ao dia 6 de fevereiro para preparar o início do ano letivo e receber os alunos a partir do dia 7, quando começam as aulas. Foto: Arquivo/Escola

O ano escolar da rede estadual de ensino de Minas Gerais teve início nesta segunda-feira (4) e é marcado pela preparação dos servidores para iniciar a discussão dos objetivos e ações dos 200 dias letivos do Calendário Escolar e receber os estudantes na volta às aulas. Professores, diretores e seus analistas e auxiliares de serviço se reúnem até o dia 6 para, no dia 7 de fevereiro, darem as boas vindas e fazerem o devido acolhimento aos alunos no começo de mais um ano letivo.

Na Escola Estadual Padre Camargos, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que atende cerca de 1.500 alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a diretora Márcia Antônia Ferreira aproveitou o primeiro dia para realizar rodas de conversa com os profissionais dos três turnos e promover debates sobre temas relevantes que devem ser inseridos no cotidiano da comunidade escolar.

“Estamos todos impactados por essa tragédia em Brumadinho, mas mesmo assim tentamos fazer com que os professores e os profissionais da escola como um todo voltem motivados. Como este é o assunto que tem chamado mais atenção, aproveitamos as rodas de conversa para discutir ideias e sugestões sobre como usar esse triste episódio para incentivar discussões importantes acerca do tema, como preservação do meio ambiente, da água, da vida. Ou seja, vamos abrir uma série de debates interessantes com toda a comunidade para promover a reflexão dos jovens, dos nossos funcionários e das respectivas famílias sobre o nosso papel na sociedade, a responsabilidade dos nossos atos e importância de se preocupar com outras vidas. Estas reuniões de preparação serão muito importantes para trocarmos ideias sobre como conduzir isso ao longo do ano letivo”, explicou a diretora.

Para o início do ano letivo, os profissionais da Padre Camargos receberão os estudantess com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Contagem e também abrirão as portas para os pais dos alunos, principalmente para os de anos iniciais do Ensino Fundamental, para que conheçam a escola, os professores e demais profissionais. “Gostamos de espalhar a alegria no nosso ambiente escolar, por isso, por meio de uma das muitas parcerias que temos, conseguimos trazer a banda para tocar para os jovens. Como os pais dos estudantes mais novos às vezes ficam inseguros, sempre os recebemos para tirar as dúvidas e mostrar nossos espaços. Para todos, estudantes e familiares, apresentamos nossos profissionais. Acreditamos que essa é uma forma mais humanizada, acolhedora e amigável de iniciar um ano letivo”, explicou Márcia.

As auxiliares de serviço da Educação Básica da EE Padre Camargos já estão a postos para receber os alunos a partir do dia 7 de fevereiro. Foto: Arquivo/Escola

Na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, no município de Itabira, o primeiro dia do ano escolar também foi diálogo entre os servidores para alinhamento de objetivos, ideias e propostas. Nesta unidade escolar, que atende cerca de 1.200 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Integral e Integrada, nos três turnos, os profissionais iniciaram a série de reuniões de acolhimento que serão realizadas para definições e explicações sobre o funcionamento escolar e sobre o projeto pedagógico.

A diretora Sheila Carla Costa explica que, neste primeiro dia do ano escolar, foram realizadas duas reuniões de acolhimento, nos turnos da manhã e tarde. “Aproveitamos a oportunidade deste primeiro encontro para nos apresentarmos, já que há novos colegas neste ano, e também para passarmos mensagens positivas uns aos outros e iniciar o ano com disposição e leveza. Falamos sobre distribuição de aulas, formação de turmas, horários dos turnos e expliquei sobre cada uma das modalidades que oferecemos, até porque temos professores novatos. Nas próximas teremos o planejamento anual das etapas e propostas de trabalhos e projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2019, além de, é claro, esclarecimento de dúvidas que podem surgir à medida que passamos as informações”, esclareceu a diretora.

Para receber os alunos, a escola realiza o processo de apresentação de toda a equipe e cada professor fica responsável por desenvolver dinâmicas entre os alunos, tanto para apresentação quanto para passar informações importantes, como normas disciplinares. “É fundamental que esse processo de professores conhecerem alunos e vice-versa aconteça de uma maneira descontraída, leve e com respeito mútuo. Até porque, na nossa escola, sempre preservamos o diálogo e a troca de ideias”, afirmou Sheila.

O ano escolar teve início para todas as 3.625 unidades escolares em Minas Gerais.