O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), promove hoje (11/12) uma roda de conversa para o lançamento da publicação “Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais – Parte 2: Gestão democrática, currículo e mudança educacional”. O evento, que acontece em São Paulo, será transmitido ao vivo, pelo Facebook da organização, de 14h as 17h30.

O livro é o segundo produzido para sistematizar as concepções e metodologias que guiaram a construção de uma nova política de Ensino Médio em Minas Gerais, a partir de parceria entre o CENPEC, o Itaú Social e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para a implantação do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no estado. 

Durante o evento, a ex-Secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, e a presidente do Conselho de Administração do CENPEC, Anna Helena Altenfelder, debaterão os desafios e propostas para as políticas de juventude e de Ensino Médio no país. A roda de conversa também contará com a participação da coordenadora geral de Educação Integral e Integrada da SEE, Cecília Resende, e da técnica de projetos de juventude do Cenpec, Lilian Kelian, discutindo sobre planos de escuta dos jovens nas escolas como forma de reconhecer anseios, proposições e projetos estudantis como elementos de integração curricular. 

“Neste momento em que o país discute como implementar uma reforma e uma Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, acreditamos que é fundamental trazer metodologias de diálogo com as juventudes para as políticas educacionais. É preciso integrar a comunidade, gestores, professores e jovens para reverter os altos índices de reprovação e abandono nessa etapa”, avalia Wagner Santos, Gerente de Tecnologias Educacionais em Ação do CENPEC. 

Ao longo de três anos, as ações no escopo da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o CENPEC e o Itaú Social, por meio do Programa Jovens Urbanos, resultaram em metodologias, ações de formação de profissionais da educação e na produção de materiais. Além do livro que será lançado na terça-feira e de materiais em vídeos, o primeiro livro, “Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais – Parte 1: Concepções e metodologias”, oferece algumas trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens, delineando a primeira parte de um itinerário para uma escola transformadora.



DEBATE ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
Data: Dia 11 de dezembro (terça-feira)
Horário: Das 14h às 17h30
Local: Auditório do CENPEC (Rua Minas Gerais, 228 – São Paulo/SP)
Inscrições: pelo formulário
Transmissão ao vivo: Facebook do CENPEC

PROGRAMAÇÃO 

14h – Recepção

14h30 – Abertura e boas-vindas

Monica Gardelli Franco – Diretora Executiva do CENPEC 

14h45 – Mesa 1: Ensino Médio e Juventudes: desafios e proposições
Anna Helena Altenfelder – Presidente do Conselho de Administração do CENPEC
Macaé Evaristo – ex-Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais
Mediação: Wagner Santos – Gerente de Tecnologias Educacionais em Desenvolvimento do CENPEC

15h30 – Mesa 2: A experiência de Minas Gerais: da escuta dos jovens à formação de professores
Cecília Resende – coordenadora geral de Educação Integral e Integrada da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Lilian Kelian – Técnica de projetos de juventude do CENPEC
Mediação: Wagner Santos

16h15 – Café

16h30 – Debate com o público

17h30 – Encerramento

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cenpec