A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou, nesta sexta-feira (7/12), no Diário Oficial Minas Gerais, a lista com os nomes de 4.425 servidores certificados no Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. A certificação tem validade de quatro anos, a contar dessa publicação.

Foram inscritos no processo, 26.107 candidatos, dos quais 18.665 estiveram efetivamente presentes no dia da prova, aplicada em 25/11/18, em todos os 45 municípios sede de Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais. Dentre os inscritos, 22.897 são Professores de Educação Básica (PEB) e 3.210 são Especialistas em Educação Básica (EEB).

O resultado final do processo é de 4.425 servidores certificados. De acordo com o Edital SEE nº 2/2018, a Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual é concedida aos participantes que cumprissem cumulativamente todas as exigências do edital e que obtivessem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva.

A Certificação é pré-requisito para o processo de escolha de diretor, que se dará por meio de consulta à comunidade escolar, conforme critérios definidos em Resolução específica. O processo não constitui concurso público para investidura em cargo ou função pública, assim como não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação, limitando-se a credenciar, junto à SEE, profissionais certificados e formar banco de potenciais candidatos ao cargo de Diretor de Escola Estadual.

A listagem dos candidatos certificados pode ser consultada no Diário Oficial Minas Gerais e todas as informações sobre o processo estão disponibilizadas no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018.