Iniciativa aconteceu em outubro

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes, localizada em Divinópolis, tiveram, na última semana do mês de outubro, chance de manifestar impressões e compartilhar ideias por meio de uma conversa em tempo real com o jornalista e renomado escritor Laurentino Gomes. A comunicação com os estudantes foi feita por meio de videoconferência.

Foto: Divulgação SRE Divinópolis

Laurentino assina obras como “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil; “1889”, sobre a Proclamação da República e “O caminho do peregrino” (em coautoria com Osmar Ludovico). O paranaense é seis vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura. O livro "1808" também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Ao todo, as obras de Laurentino Gomes já venderam mais de 2 milhões de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos.

O contato com o jornalista e escritor foi possibilitado pela professora de história Andréa Leite, que criou, na escola, o projeto “História Falada, Vivida e Ouvida”. Há oito anos, a docente desenvolve atividades pedagógicas com os alunos do ensino médio utilizando a leitura dos livros de Laurentino Gomes. Ao tomar ciência disso, o autor resolveu agraciar a escola com uma participação direta via videoconferência. “Ele conversou com a gente dando uma verdadeira aula de história e abrindo espaços para que os alunos pudessem fazer perguntas”, explica Andréa.

Foto: Divulgação SRE Divinópolis

De acordo com a docente, o objetivo da atividade foi instigar a participação dos jovens, aguçando sua curiosidade sobre a história nacional. “Ele é um autor que usa linguagem bastante simplificada para contar a história, o que facilita a leitura e ajuda a estimular os estudantes na busca por conhecimento”, completa a professora.

Por Andreia Mendes 

Enviar para impressão