II Simpósio de Educação Especial Inclusiva reuniu cerca de 200 educadores em cada um dos dois dias de encontro. Foto: Arquivo/SRE Barbacena

A Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE) realizou, nos dias 6 e 7 de novembro, o II Simpósio de Educação Especial Inclusiva, no próprio município, no Território das Vertentes em Minas Gerais. O encontro foi dedicado à formação profissional de educadores da rede pública de ensino para orientar a implementação de práticas relacionadas à educação inclusiva nas escolas.

Ao todo, cerca de 200 profissionais participaram dos dois dias das atividades, que incluíram mesas redondas, palestras e oficinas. Entre os temas discutidos e trabalhados estavam “As diversas formas de linguagem”, conduzido pela fonoaudióloga Carla Abrão; “Adaptação para alunos com paralisia cerebral e deficiência visual”, ensinado em oficina pela terapeuta ocupacional Daniela Becho; e “Educação Física no Desenvolvimento do Ser Humano”, praticado também em oficina pelos professores de Educação Física Diego Nogueira, Rafaela Assis, Jardel Augusto, Márcia Rodrigues e Renata Prenazzi.

Diversas oficinas fizeram parte da programação do II Simpósio. Foto: Arquivo/SRE Barbacena

De acordo com o assessor pedagógico da SRE Barbacena, Adriano Márcio do Nascimento, que esteve à frente da organização, nesta segunda edição do Simpósio o público alvo foram professores regentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Especialistas de Educação Básica dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, além de professores de Educação Física.

“Nossa avaliação sobre esta segunda realização do Simpósio é extremamente positiva. Acreditamos que foi uma excelente oportunidade de ampliar o conhecimento destes profissionais sobre as perspectivas e práticas da Educação Especial Inclusiva. São atividades tão importantes que pretendemos colocar o simpósio como uma pauta contínua de formação da regional para que a cada ano possamos ter novas oficinas, novos olhares e novas oportunidades para os profissionais da Educação”, afirmou Adriano.

Educadores da rede municipal também foram convidados a participar e estiveram presentes profissionais, inclusive, de municípios vizinhos a Barbacena. Estudantes universitários também marcaram presença por meio do Programa de Residência Pedagógica do Ministério da Educação para integrar as oficinas.