Comunidade escolar é convidada a participar da feira da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, que apresenta trabalhos dos alunos da Educação Profissional

A Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, localizada em Belo Horizonte, realiza durante esta semana mais uma edição de suas tradicionais feiras institucionais. No sábado, dia 10 de novembro, será realizada a SILOG (Feira do Curso de Logística), que marca a culminância da Semana Integrada de Logística. No mesmo dia, será realizada a INFOTEC, feira dos alunos do Curso de Informática e do Curso de Informática para a Internet, e a FESEG, feira dos estudantes do curso de Segurança do Trabalho.

Toda comunidade está convidada a participar dos eventos. “São feiras que acontecem anualmente e já são tradição da escola, onde os alunos apresentarão à sociedade parte de seus conhecimentos voltados à área técnica de informática, de segurança do trabalhador e também do funcionamento da logística”, destaca a diretora da escola, Erika Patrícia Ferreira da Costa.

Para participar das feiras, os estudantes tiveram que criar projetos a partir dos editais publicados pela escola, que foram submetidos a uma banca de avaliação. A partir da aprovação, eles iniciam a montagem e organização para a apresentação.
Wellinton Costa Andrade é aluno do curso de Informática e em seu projeto vai destacar a importância e a função do firewall.

“Firewall envolve segurança e no mundo em que a gente vive cada vez precisamos nos proteger mais, por isso, decidi tratar desse tema”, conta o aluno do 3º módulo. Sobre a realização na feira, o estudante destaca que é importante mostrar o que está sendo feito e que é uma experiência para levar para o mercado de trabalho.

Sinalização será o tema tratado pelo grupo da aluna do curso técnico de Segurança do Trabalho, Carla Amaral Ribeiro Wyser Lana. “Vamos pegar um ambiente de trabalho, que será o laboratório de mecânica, e fazer toda a sinalização adequada lá dentro. É uma forma de colocar em prática tudo que aprendemos e adquirir experiências. Nessa feira, temos uma visão do que é a teoria e a prática. Agrega valores”, afirma.

A Semana Integrada de Logística proporcionou para os alunos palestras e workshops e a culminância será a apresentação na feira. “Temos a oportunidade de ouvir pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e isso tem agregado muito. Estamos ouvindo experiências de pessoas muito envolvidas na profissão. No sábado, vou apresentar um projeto sobre a importância da coleta seletiva para a empresa e para o meio ambiente”, conta.

A escola faz parte da Rede de Educação Profissional e atende 1.027 alunos nos cursos técnicos de Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Informática para a Internet, Logística e Segurança do Trabalho. No dia 24 de novembro, será realizada a FETEC, feira técnica dos cursos de Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica. A Feira está em sua 29ª edição.

Rede de Educação Profissional

Criada em 2016, a Rede Estadual de Educação Profissional tem por o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos em todos os 17 Territórios do Estado, de acordo com a vocação de cada região, contribuindo para a profissionalização dos jovens com vistas à participação como cidadão no mundo do trabalho e atendendo às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais.
Atualmente são oferecidos 40 cursos, em diversas modalidades que preparam o jovem e o adulto para novas oportunidades que surgem com o desenvolvimento da economia. Dentre eles: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Cooperativismo, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Logística, Massoterapia, Marketing, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Secretariado, Serviços Públicos e Transações Imobiliárias.

A duração dos cursos é de um ano e meio, dividido em três módulos. Os cursos são gratuitos e direcionados para estudantes do ensino médio da rede pública ou jovens e adultos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Os cursos são ofertados em 184 municípios e beneficiam cerca de 26 mil estudantes.