1º Encontro de Professores de Divinópolis e Região foi realizado no final do mês de setembro

Nos dias 28 e 29 de setembro, práticas pedagógicas positivas aplicadas no campo do letramento literário foram tema do 1º Encontro de Professores de Divinópolis e Região, realizado pelo Cefet, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis. Reunindo docentes das mais variadas áreas de conhecimento, o evento teve o objetivo de valorizar o letramento literário como atividade interdisciplinar importante à formação de leitores críticos.

Pode-se entender o letramento literário como o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Trata-se de uma vivência contínua, que não se fecha e se coloca em movimento desde as cantigas de ninar da primeira infância, continuando a enriquecer-se por toda a vida.

Foto: Divulgação SRE Divinópolis

Esse processo de apropriação refere-se ao ato de internalizar a leitura e de construir sentidos a partir da singularidade da experiência literária. Na prática pedagógica, o letramento literário pode ser efetivado quando se oferecem atividades sistematizadas e direcionadas ao desenvolvimento da competência literária, essencial ao pleno desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Durante a programação do 1º Encontro de Professores de Divinópolis e Região, os docentes inscritos participaram de palestra ministrada pela professora Viviane Maia, pesquisadora da Faculdade de Educação da UFMG, que abordou cenários, desafios e perspectivas da formação de leitores em espaços escolares.

Também foi realizada uma Roda de Conversa sobre a formação de leitores na educação básica de Divinópolis e região, com a participação de Alessandra Fonseca de Morais, representante da rede particular de ensino; Helen Fagundes Rodrigues Ferreira, representante da rede municipal de Divinópolis; e Neusa Maria Cançado Guimarães, que responde atualmente pela Diretoria Educacional da SRE Divinópolis.

Ainda como parte das atividades do evento, trinta docentes atuantes na educação básica da região tiveram práticas exitosas selecionadas para exposição e apresentação durante a programação. Vinte dos trabalhos expostos têm sido aplicados na rede estadual de ensino e foram socializados entre os presentes, que trocaram ideias, relataram experiências e demonstraram resultados referentes ao processo de formação de leitores.

As práticas de letramento apresentadas durante o evento podem ser acessadas na página virtual https://deiamcosta.wixsite.com/letramento.

Por Andreia Mendes