A rede estadual de ensino recebeu cerca de 12 mil novos estudantes na modalidade de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) ampliou, no segundo semestre de 2018, o número de turmas que fazem o atendimento de estudantes na Educação de Jovens e adultos (EJA). No primeiro semestre, foram atendidos 134.806 alunos, em 1.769 escolas estaduais. Já no segundo semestre, 12.249 novos estudantes ingressaram na rede, totalizando 147.055, e o número de escolas que faz o atendimento de jovens e adultos aumentou para 1.845.

Na Escola Estadual Padre Matias, em Belo Horizonte, foram abertas três novas turmas. Atualmente, são atendidos na instituição 339 estudantes. Segundo o diretor da escola, Alfredo Ananias Avelar, a procura é grande. “A escola tem algumas características que contribuem para a demanda ser alta. Uma delas é a localização. O acesso é muito facilitado e muitos ônibus param perto.Além disso, muitos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no período correto estão buscando a escola. Eles estão tendo a consciência da importância de concluir a Educação Básica e já pensam em fazer faculdade”, afirma.

Por meio de parcerias com o Teatro próximo à escola, alunos têm a oportunidade de participar de diferentes atividades. Foto: Arquivo da Escola

O gestor conta ainda que a faixa etária dos alunos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos varia muito. “A grande parcela é de jovens, mas temos também adultos que tiveram que parar de estudar devido às dificuldades da vida. Aqui na escola, buscamos proporcionar para eles conhecimentos que vão além dos muros da escola. Fazemos muitas visitas a museus e teatros”, afirmou.

Na rede estadual de ensino, a EJA é ofertada para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. O curso é presencial, ministrado no turno noturno e exige 75% de frequência para fins de aprovação. No Ensino Fundamental, podem participar adolescentes a partir de 15 anos. Já no Ensino Médio, é necessário que o interessado seja maior de 18 anos.