Só no mês de setembro, foram capacitados mais de mil profissionais de Belo Horizonte e Região Metropolitana

A Superintendência Regional Metropolitana C está realizando ao longo do mês de setembro capacitações com os Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs) das escolas da rede estadual de ensino. A capacitação é feita pela nutricionista Renata Mattos Cesário Monteiro, e conta ainda com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Os encontros estão sendo realizados em polos e, só no mês de setembro, foram capacitados 1.100 ASBs. “Primeiro, fizemos uma dinâmica para abordar o trabalho em equipe e depois falei sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae): como ele funciona e o propósito da iniciativa de fornecer uma alimentação saudável. Também falamos sobre boas práticas de alimentação e organização da cozinha, abordamos a pirâmide alimentar, a importância de uma alimentação saudável, balanceada e segura, além da manipulação correta dos alimentos”, destaca Renata.

Foto: Arquivo Pessoal

Ainda segundo Renata, as capacitações têm trazido impactos positivos. “Conseguimos perceber o quanto a iniciativa tem modificado a realidade e facilitado o trabalho deles. Tem impactado na melhoria da qualidade da merenda. Estou tendo um retorno muito bom”, conclui.

Maria de Lourdes é ASB na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, em Belo Horizonte, há 15 anos, e atua na cantina há três. Para ela, a capacitação foi muito boa e conhecimento sempre é importante. “Já tinha feito outros cursos, mas essa capacitação acrescentou muito. Sempre procuro colocar em prática tudo o que aprendo. A nutricionista foi na cantina e mostrou pra gente o que precisava melhorar. Tem poucas coisas, mas já estamos ajustando”, conclui.

Por meio de uma parceria, representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fazem um treinamento com os ASBs sobre os principais riscos de acidentes e formas de prevenção nas cozinhas.

Capacitações pelo Estado

Uma das metas das nutricionistas do quadro técnico da SEE é a capacitação dos ASBs, principalmente os que trabalham na cozinha com manipulação de alimentos.

Em 2018, já foram capacitados ASBs em 27 Superintendências Regionais de Ensino: Poços de Caldas, Patos de Minas, Pirapora, Manhuaçu, Curvelo, Guanhães, Janaúba, Monte Carmelo, Paracatu, Ubá, Conselheiro Lafaiete, Varginha, Patrocínio, Muriaé, Sete Lagoas, Coronel Fabriciano, Ituiutaba, Metropolitana A, Montes Claros, Nova Era, Caratinga, Uberaba, Araçuaí, Ouro Preto, Teófilo Otoni, Barbacena e São João Del Rei.

A capacitação aborda temas como o Programa Nacional de Alimentação do Escolar, para que os participantes entendam melhor em qual contexto estão inseridos; noções básicas de alimentação e nutrição, onde é discutida a importância do cardápio; higiene e comportamento pessoal; os microorganismos e os perigos que eles podem causar à população e qual a maneira correta de controlá-los; higienização e cuidado com o ambiente; e um tópico sobre prevenção de acidentes dentro da cozinha.
Cada uma das 47 Superintendências Regional de Ensino conta com uma nutricionista.