Inscrições devem ser feitas no site www.respostasparaoamanha.com.br

Alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil ganharam mais tempo para inscreverem seus projetos na 5ª Edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã. As inscrições que se encerrariam no dia 25 de junho foram prorrogadas até o dia 09 de julho e devem ser feitas no site www.respostasparaoamanha.com.br.

Promovido pela Samsung e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a proposta do concurso é incentivar estudantes e professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática a aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.
O professor interessado deverá criar uma conta no Portal da iniciativa e obter seu login e senha para acesso à área restrita de Professores Participantes. Após criar a conta, o educador deve clicar em INSCREVER PROJETO, complementando seus dados, da instituição de ensino e da turma participante. Os projetos serão analisados e os que estiveram em conformidade com o regulamento serão classificados e concorrerão a 5ª edição.

Até 19 de agosto, os projetos classificados serão analisados regionalmente pelos respectivos Comitês Técnicos Regionais, que selecionarão 25 Projetos, sendo até cinco projetos de cada região do país.

Os 25 projetos selecionados deverão produzir um vídeo de até três minutos sobre o projeto e realizar o upload do vídeo no Portal. Os vídeos passarão por duas etapas de avaliação. Uma por júri popular, no qual os cinco vídeos mais votados, um de cada região, serão considerados vencedores pelo júri popular. E outra por uma banca julgadora, que selecionará, dentre os 25 vencedores regionais, os 3 vencedores nacionais. A seleção será em âmbito nacional, sendo que os três projetos vencedores podem ser de qualquer região.

Consulte aqui o regulamento do Prêmio