Aulas de Física Química e Biologia agora podem ser realizadas no novo espaço da Escola Estadual Pedro Primo, no município de Perdigão

Agora, o ensino dos conteúdos de Ciências da Natureza pode ser realizado de maneira muito mais completa na Escola Estadual Pedro Primo, no município de Perdigão, Território Oeste de Minas. A escola acaba de inaugurar seu laboratório de Ciências, em cerimônia realizada com a presença de pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

“É a realização de um sonho de todos os que abraçam os projetos pedagógicos da nossa escola e buscam o aprimoramento da qualidade da educação que ofertamos”, comenta Renato Rodrigo da Costa, diretor da instituição de ensino.

A inauguração foi marcada por demonstrações de experimentos, realizadas por professores de Física, Química e Biologia da escola. As apresentações envolveram alunos e pais que, empolgados com as experiências, puderam vislumbrar possibilidades mais efetivas e prazerosas de transmissão do conhecimento curricular.


Foto: Arquivo da Escola
Montado com o apoio da comunidade escolar, o Laboratório de Ciências da Escola Pedro Primo ocupa uma sala de aula que foi totalmente transformada, com a aplicação de novo revestimento e pintura, além da instalação de pias, bancadas e bancos de madeira. Vidrarias, utensílios de metal e peças anatômicas foram adquiridas para facilitar o trabalho dos professores. Além disso, aparelhos como balança digital, microscópio e estufa, que já haviam sido adquiridos pela escola anteriormente, ganharam espaço adequado no novo laboratório. “Tudo foi planejado com o intuito de receber os alunos com mais conforto e proporcionar praticidade durante as aulas”, ressalta o diretor.

Aulas experimentais

As aulas práticas são um complemento à aprendizagem teórica e permitem aos alunos desenvolverem habilidades investigativas e de solução de problemas. É através desse tipo de aula que o professor pode demonstrar aos estudantes a aplicação da teoria estudada, auxiliando-os a verificarem e comprovarem fatos e conceitos.

“Todo esse processo gera mais interesse e motivação nos alunos, além de promover a socialização e a integração dos estudantes com o corpo docente e com o restante dos colegas de sala”, destaca o diretor Renato.

Foto: Arquivo da Escola
Ademais, as aulas práticas ajudam o professor a avaliar o domínio dos alunos em relação ao conteúdo teórico já ministrado e facilitam a assimilação dessas informações por parte dos estudantes. As aulas em laboratório podem, então, ser introduzidas de maneira esporádica, sem se prender ao material didático, que serve como guia para o conhecimento e para o correto manuseio de materiais e substâncias durante o ensino de Ciências.

“Com o Laboratório de Ciências conseguimos ver na prática os conceitos que o professor transmite e isso motiva a participação nas aulas. Em contato com a parte prática da Ciência, despertamos nosso interesse por profissões dedicadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, áreas cuja mão de obra é escassa no Brasil”, conclui João Vitor Expedito Nunes, aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Por Andréia Mendes

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