Encontros estão sendo realizados em polos e contam com a participação das equipes do Serviço de Documentação e Informação Escolar (SEDINE)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais, está capacitando os servidores do Serviço de Documentação e Informação Escolar (SEDINE) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O objetivo é repassar informações referentes ao Censo Escolar 2018. As Reuniões de Treinamento do Censo Escolar 2018 estão sendo realizadas em polos. Nesta terça-feira (19/06), o encontro acontece em Monte Carmelo e conta com a participação das equipes das SREs: Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, Monte Carmelo, Patrocínio, Patos de Minas, Paracatu e Unaí.

“É um treinamento sobre os formulários do Censo Escolar 2018. Essa ação é importante, porque a escola deve estar atenta às informações prestadas. Queremos ter melhor êxito nessas informações que são enviadas, porque são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de orientarem as políticas públicas de educação”, destaca a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Mara Rodrigues. Após a reunião com os servidores das regionais, é realizado um encontro com os diretores de escolas estaduais da regional onde está sendo realizada a capacitação.

Em 2018, a novidade apresentada pelo Censo Escolar é a utilização do aplicativo Censo Localiza, para registro da localização geográfica das escolas no Censo Escolar da Educação Básica, com acesso restrito aos perfis (superusuário e executor) do Sistema Educacenso. O aplicativo poderá ser baixado na App Store para Iphones e no Play Store para celulares Android. Para mais informações acessar: http://inep.gov.br/censo-escolar.

Treinamento está acontecendo em polos. Além de Monte Carmelo, já foi realizada capacitação em Ubá. Nos próximos dias a reunião será no polo Diamantina e Divinópolis. Foto: Divulgação SEE

Censo Escolar 2018

A primeira etapa do Censo Escolar coleta os dados da Matrícula Inicial e ficará disponível até 31 de julho. Nessa primeira etapa são coletados dados de Escolas, Turmas, Alunos e Profissionais Escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Básica. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

No Portal do Inep, na página do Censo Escolar, é possível conferir informações detalhadas sobre a Matrícula Inicial, assim como ter acesso aos documentos que orientam o preenchimento dos dados. As informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas, pois são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de orientarem as políticas públicas de educação.

Os dados da rede estadual serão migrados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) diretamente para o Educacenso. Sendo assim, é importante que todas as escolas da rede estadual tenham informado corretamente seus dados no SIMADE. As demais redes de ensino que não possuírem sistema próprio de informação escolar, deverão preencher as informações escolares diretamente no sistema Educacenso.

O responsável em cada escola pela inserção dos dados no sistema Educacenso conta com o apoio e orientação das secretarias municipais e com o Serviço de Documentação e Informação Escolar (SEDINE) das Superintendências Regionais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, para o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica.