A superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, Iara Pires Viana, ministrou a palestra magna com o tema

A Superintendência Regional Ensino (SRE) de Nova Era realizou, nesta quarta-feira (13), o 1º Seminário Regional pelo Fortalecimento da Coordenação Pedagógica na Escola, com o objetivo de promover reflexões e debates sobre temas ligados à gestão das relações com os jovens, considerando a diversidade no contexto social e escolar.

O encontro, realizado no anfiteatro do Instituto Educacional de João Monlevade, no Território Metropolitano de Minas Gerais, reuniu mais de 200 educadores e gestores, entre professores, diretores, especialistas em Educação Básica das 63 escolas estaduais da região, os 15 inspetores da SRE Nova Era e secretários de Educação dos 15 municípios pertencentes à Regional.

A programação incluiu duas mesas redondas, divididas em dois turnos. Na parte da manhã, a roda de conversa teve o tema “Como lidar com a diversidade na escola” e contou com a presença da superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Pires Viana, responsável por ministrar a palestra magna. Participaram, também, a assessora da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Dóris dos Santos; a professora da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, de Nova Era, Raphaella Braga Martins Veloso; o estudante da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, de João Monlevade, Mauro César de Castro Júnior; e a analista educacional da SRE Nova Era, Graziele Alvez Ferreira, que foi a mediadora do debate.

Já no período da tarde, a palestra magna foi realizada pelo articulador e mobilizador social em políticas públicas, Hamilton Henrique Siqueira, dentro do tema “Sabemos lidar com os jovens e adolescentes nos dias atuais?”. A Mesa Redonda também contou com a participação do Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, Sebastião Rodrigues Vieira Júnior; da Especialista em Educação Básica da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira, de Passabem, Vânia Aparecida Pereira Basílio; do aluno da Escola Estadual Trajano Procópio A. S. Monteiro, de Água Fresca, Margues Guilherme Rodrigues; e da supervisora da equipe pedagógica da SRE Nova Era, Geralda Aparecida Dias, responsável por mediar a roda de conversa.

A diretora da SRE Nova Era, Jânua Caeli, explica que os temas foram definidos após um trabalho realizado nas escolas no início de 2018. “Pedimos para os gestores e educadores indicarem quais assuntos seriam importantes para serem tratados em reuniões gerenciais e outros encontros que poderiam ajudar na condução pedagógica no trabalho da escola. A maioria respondeu que a diversidade e os desafios de lidar com jovens e adolescentes foram os temas mais indicados”, explicou Jânua.

Para organizar os participantes das mesas redondas, a diretora esclarece que tudo foi pensado de forma que envolvesse os principais representantes relacionados aos assuntos discutidos. “Tivemos o cuidado de incluir alunos, por exemplo, porque tratamos de questões que os afetam diretamente, além de professores, para que eles relatassem suas experiências, de especialistas, que puderam contar como trabalham aquela temática dentro da escola, e de pessoas envolvidas diariamente com jovens e adolescentes para sugerir práticas diferenciadas, como foi o caso do mobilizador social e do tenente, que desenvolvem projetos ligados aos temas”, disse a diretora.

O encontro contou, ainda, com a apresentação cultural da assessora Dóris dos Santos, e uma confraternização com um lanche compartilhado que contou com a contribuição das escolas participantes.

Durante Mesa Redonda do turno da tarde, participantes discutiram sobre o tema

Enviar para impressão